Sítio Histórico-Cultural ABCZ recebe visita de avaliadores da Unesco
Durante a inspeção no Parque Fernando Costa, os avaliadores visitaram as dependências do Museu do Zebu e percorreram os espaços abertos do parque, conhecendo toda arquitetura histórica do local, assim como seus monumentos e paisagismo.
“É uma imensa satisfação quando os avaliadores chegam no lugar e encontram a população completamente comprometida com o projeto. Vocês estão de fato apoiando. Mais ainda, me permitam deixar essa nota: encontramos aqui, um exemplo para ser reportado. Nossa função é observarmos, conhecer e reportar. É um projeto de gerações”, destaca Artur Agostinho.
Os avaliadores da Unesco também visitaram os demais geossítios que compõem o Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes. Entre eles, a Casa de Memória e Lembranças Chico Xavier e o bairro de Peirópolis conhecido como a terra dos dinossauros.
Ainda nesta semana os representantes da missão participam de uma reunião técnica com toda a comissão do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes para concluir o relatório final que será apresentado a Unesco.
A visita dos especialistas marcou uma das fases do processo de instalação do Geoparque Uberaba – um geoparque, ou parque geológico, é uma área protegida que tem como seu elemento principal o patrimônio geológico. O patrimônio do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes está dividido em três pilares que caracterizam o município mineiro: a terra dos dinossauros no Brasil, representada por Peirópolis; o local onde Chico Xavier viveu e atuou na consolidação do espiritismo internacional, e, claro, a capital mundial do Zebu, que tem a ABCZ como sua representante máxima.
De acordo com o Gerente Executivo do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo, a expectativa é de que o empenho da equipe do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes seja reconhecido. “Caso o título de Geoparque Mundial seja concedido, o Geoparque Uberaba se juntará a uma seleta lista de áreas com esse reconhecimento em todo o mundo, reforçando o potencial turístico e científico da nossa região e transformando o município como um todo”, destaca.
Thiago explica ainda, que, após o estudo, os representantes da Unesco endereçarão suas opiniões ao conselho da instituição e, se forem aceitas, o Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes se tornará o 6º Geoparque do Brasil e o 1º da região Sudeste. No Brasil, apenas cinco Geoparques já são certificados pela Unesco: no Ceará, o Geoparque Araripe; o Geoparque Caminhos do Sul, que fica dividido em municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e os parques de Caçapava do Sul e Quarta Colônia no Rio Grande do Sul.