Animais participantes da terceira edição do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ passam por abate técnico
O procedimento foi conduzido pelo Professor Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e sua equipe. “A nível de frigorífico avaliamos principalmente a parte de conformação, cobertura de gordura e a maturidade pela dentição”.
Pflanzer explica que as carcaças permanecem no frigorífico até a próxima quinta-feira (20), quando serão avaliadas em baixas temperaturas. Além disso, amostras de carne, coletadas durante o abate, serão encaminhadas para análise no laboratório da Unicamp.
“Esses animais serão colocados em uma câmara fria e permanecerão lá por, pelo menos, 24 horas de resfriamento para ter toda a transformação do músculo em carne. A partir disso, vamos fazer uma secção na altura mediana do contrafilé, entre a décima segunda, décima terceira costela, para coletar novos indicadores e fazer outras observações como medida de área de olho de lombo, espessura de gordura, cor e gordura intermuscular.”
“Ainda no frigorífico, depois de 48 horas, vamos coletar mais uma porção de amostra para levar para o laboratório na Unicamp e fazer análises de qualidade. Principalmente, análise de maciez, para provar a qualidade do potencial que que as raças zebuínas têm para produzir carcaças com sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e qualidade de carne”, finaliza Sérgio Pflanzer.
Pela primeira vez, animais produzidos sob o sistema de baixo carbono e carbono neutro foram incluídos no estudo. Os lotes também foram abatidos nesta semana.
“Uma das riquezas do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ são as parcerias e a Embrapa, uma das nossas parceiras, sugeriu que trabalhássemos com Carne Carbono Neutro e Carne Baixo Carbono. E, então, em outubro, nós conseguimos formar dois grupos de animais, que passaram o período das águas, depois do confinamento, e estão aqui em lotes individuais para que possamos mostrar que é possível o Zebu produzir uma carne de baixo carbono ou até uma carne de carbono neutro para o mercado”, explica o Gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.
Todos os dados levantados nesta edição do ‘Zebu: Carne de Qualidade’ serão divulgados em agosto, durante a programação da ExpoGenética.