Português
05 DE JULHO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

De forma inédita, equipe de Fomento da ABCZ implanta PMGZ Corte em criatório na região de Beni, na Bolívia

De forma inédita, equipe de Fomento da ABCZ implanta PMGZ Corte em criatório na região de Beni, na Bolívia
Para a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o melhoramento genético não tem fronteiras. Com esta filosofia de trabalho, a equipe de Fomento acaba de implantar, de forma inédita, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ Corte), em um criatório da Bolívia, na região de Beni.

A Fazenda Santo Domingo, do criador Percy Suarez, localizada em Trinidad-Beni, no norte boliviano, entra para a história como a primeira a aderir ao PMGZ Internacional. A adesão foi oficializada nessa terça-feira (4), durante o Dia de Campo PMGZ, realizado na propriedade pioneira, em parceria com a Asocebu (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú). Em ato simbólico pela adesão, o Gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu, colocou o bóton de caranguejo da ABCZ no pecuarista Percy Suarez.



Cerca de 40 produtores bolivianos participaram do Dia de Campo na Fazenda Santo Domingo. O Gerente de Fomento, Ricardo Abreu, e o Coordenador Regional, Erwin Quiroga, permanecem no país vizinho até o fim de semana. Nesta quarta-feira (5), a equipe da ABCZ implanta o PMGZ na Fazenda San Antonio e, na sexta-feira (7), na Fazenda La Isla, que também recebem o Dia de Campo. 

“Agradecemos o convite da Asocebu, através de seu presidente, Yamil Nacif, e estamos muito honrados em contribuir com o melhoramento genético dos rebanhos bolivianos.  Estamos apresentando aos criadores a estrutura de trabalho do PMGZ, a importância da coleta de dados e da avaliação visual pelo método EPMURAS. Também estamos capacitando-os para operar o Sistema de Avaliação de Genética (SIAG), e o Produz, que auxiliam no gerenciamento dos rebanhos”, ressalta Ricardo Abreu.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar