Português
30 DE JUNHO DE 2023. POR ÉLCIO FONSECA

ABCZ divulga resultados da etapa de Eficiência Alimentar do Programa “Zebu: Carne de Qualidade”

ABCZ divulga resultados da etapa de Eficiência Alimentar do Programa “Zebu: Carne de Qualidade”
Terceira edição do programa testa eficiência de cruzamentos entre raças zebuínas; resultados finais serão divulgados durante ExpoGenética

A terceira edição do programa “Zebu: Carne de Qualidade” aproxima-se da etapa do abate técnico, que deve ocorrer na segunda quinzena de julho. Desta vez, o PZCQ reúne 147 animais dos grupamentos genéticos Brahmanel, Guzonel, Sindinel e Tabanel, adquiridos de 11 criatórios de MG, MS, GO e SP, com o intuito de comprovar a eficiência de animais meio-sangue, produtos de cruzamentos Zebu x Zebu.

Os resultados desta edição serão divulgados durante a ExpoGenética, no dia 22 de agosto, a partir das 8h, no Pavilhão Multiuso, mas a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) divulgou nesta semana os resultados preliminares do programa, contemplando até o fim da etapa de Eficiência Alimentar, encerrada em 12 de junho.

O PZCQ é dividido em três etapas: prova de ganho de peso a pasto, prova de eficiência alimentar em confinamento e abate técnico. As informações coletadas durante todo o processo têm gerado dados que mostram o quanto as raças zebuínas e seus cruzamentos são eficientes e produtivas no Brasil e ainda possibilitarão novas pesquisas comprovando cientificamente a adaptação e produtividade sustentável.




Grupo genético 1/2 Brahman 1/2 Nelore. Foto: André Santos



Grupo genético 1/2 Guzerá 1/2 Nelore. Foto: André Santos


Grupo genético 1/2 Sindi 1/2 Nelore. Foto: André Santos



Grupo genético 1/2 Tabapuã 1/2 Nelore. Foto: André Santos
​​​​​​​​​​​​​​

​​​​​​​Modelo para o Brasil

O programa “Zebu: Carne de Qualidade” disponibiliza os custos de todas as etapas para que os produtores saibam a economia e a lucratividade possíveis dentro do mesmo sistema de produção.

“Dessa forma, sabemos qual o retorno econômico que cada indivíduo ou cada grupo genético proporcionou. Quanto foi gasto por arroba e se o sistema foi lucrativo. São informações fundamentais para comprovar aos produtores que eles podem aplicar o mesmo sistema em suas propriedades, independentemente de tamanho dos rebanhos e localização geográfica”, ressalta o Gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.

O PZCQ é desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Embrapa, Epamig, Esalq/USP, Fazu, Intergado, Premix, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Viçosa e Unicamp.


Veja o ganho médio por grupos genéticos no arquivo em anexo:
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar