Português
29 DE JUNHO DE 2023. POR JOYCE RODRIGUES

ABCZ lamenta morte do ex-Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli

ABCZ lamenta morte do ex-Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli
Paolinelli era associado honorário; Brasil perde uma de suas maiores referências de pesquisa sobre segurança alimentar e inovação tecnológica

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamenta profundamente o falecimento do ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.

Pesquisador e uma das personalidades mais influentes do país, Alysson Paolinelli faleceu na manhã desta quinta-feira (29), aos 86 anos.

Mineiro, de Bambuí, na região Centro-Oeste do estado, Alysson Paolinelli formou-se engenheiro agrônomo. Ele assumiu a Secretaria de Agricultura do estado em 1971.

Paolinelli foi indicado pelas suas contribuições ao longo da vida para tornar o Brasil uma potência mundial em produção e exemplo de sustentabilidade, além de seu trabalho na defesa da segurança alimentar, pesquisa e inovação tecnológica. Em 2021, Paolinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Atualmente, presidia a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).



Alysson Paolinelli era associado honorário da ABCZ desde abril de 1978. Foi homenageado pela entidade no mesmo ano, com um busto instalado na entrada do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), pelo importante apoio à política classista em favor do Zebu. A entrega ocorreu no dia 3 de maio, paralelamente à inauguração da sede da ABCZ. Em 2010, recebeu o Mérito ABCZ na categoria Nacional.

“Estive com o nosso ex-Ministro em algumas oportunidades, sempre atencioso, sorridente e entusiasta, compartilhava ideias inovadoras, era um admirador da pecuária zebuína e, com certeza, deixa seu exemplo e contribuição para o agronegócio brasileiro. É um homem que fará falta para o Brasil”, afirmou Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ.

“Foi um homem inteligente, sempre demonstrou sabedoria à frente do seu tempo e escreveu a sua história no agro brasileiro”, acrescenta o vice-presidente da entidade, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

O velório está marcado para as 15h desta quinta-feira, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O sepultamento deve ocorrer na sexta-feira (30), às 11h, no cemitério Parque da Colina, também na capital mineira.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar