Português
28 DE JUNHO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

ABCZ apresenta possibilidade de concessão do RGD após expiração da validade do RGN

ABCZ apresenta possibilidade de concessão do RGD após expiração da validade do RGN
Alteração foi aprovada pelo Mapa, em atendimento a um pleito da associação e vai facilitar dia a dia dos criadores

Com objetivo de facilitar o trabalho dos criadores, a  Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) apresenta uma novidade para os seus associados: a partir de agora, os Registros Genealógicos Definitivos (RGDs) podem ser concedidos mesmo após expirada a validade do RGN (Registro Genealógico de Nascimento).

A alteração nas diretrizes foi aprovada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), após um pleito da ABCZ.
Anteriormente, a inspeção para o RGD só era permitida para animais cujos RGNs estivessem dentro do seu prazo de validade – ou seja, para machos de até quatro anos e para fêmeas de até seis anos. Após essas idades, o animal perdia o direito ao RGD.

Com a nova decisão, aqueles animais com o prazo de inspeção expirado ainda poderão ser inspecionados para o RGD, desde que exista uma solicitação por parte do criador, previamente aprovada pela Superintendência Técnica da ABCZ e que reúna, ainda, justificativa e qualificação de parentesco por exame de DNA com material biológico colhido pelo inspetor de registro.

Vale ressaltar que os prazos de validade continuam em vigor e somente as exceções serão analisadas.
“Trata-se de mais uma conquista do nosso trabalho de adequar o regulamento de acordo com a realidade e necessidades dos nossos associados”, aponta o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar