ExpoGenética 2023: Animais participantes do PNAT passam por pesagem intermediária
Os 180 zebuínos das raças Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, que participam da edição 2023 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), passaram pela pesagem intermediária da prova. A ação marca a metade do teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA).
“Nós calculamos o peso vivo médio metabólico, que é utilizado para o cálculo do Consumo Alimentar Residual (CAR), que vai nos possibilitar ranquear os animais para esta característica que compõe o índice final da prova”, explica Juliana Paschoal, Pesquisadora e Coordenadora do TDEA.
Os futuros reprodutores são avaliados separadamente por raça e idade. As mensurações de controle são feitas a cada 28 dias, durante a prova, pois os animais são pesados nas balanças bebedouros todos os dias. A equipe da Fazenda Escola da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) é composta por professores, pesquisadores e estagiários, sendo responsável pelas pesagens e prevenção contra parasitas e, este ano, inovaram realizando o teste de reatividade, que ajudará a pesquisar correlações desta característica com as medições cotidianas.
Nos cochos e currais, com o monitoramento de câmeras, o comportamento individual dos animais também está sendo analisado. “Neste ano, com a instalação das câmeras, estamos conhecendo um pouco mais destes indivíduos. Este estudo tem sido muito interessante, porque vai nos permitir conhecer melhor e correlacionar este hábito alimentar com ganho de peso, consumo alimentar residual e de carcaça. Além de identificarmos os bons animais, estamos possibilitando pesquisas para conhecer mais o Zebu e valorizar ainda mais estes animais econômicos, eficientes e produtivos”, destaca o Gerente de Melhoramento Genético da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Lauro Fraga Almeida.
Na pesagem final do TDEA, serão realizadas a ultrassonografia de carcaça e a avaliação de tipo, quando será gerado o índice classificatório, e os indivíduos superiores passarão para a etapa seguinte durante a ExpoGenética 2023, quando serão avaliados por criadores e técnicos. Os melhores exemplares avançarão para a última etapa do programa, que é a de coleta, industrialização e distribuição de sêmen para os rebanhos colaboradores.
Esta edição do PNAT conta com 180 touros das raças Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã