ABCZ participa do PEC Nordeste 2023 em Fortaleza (CE)
A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) participou, entre os dias 15 e 17 deste mês, do PEC Nordeste 2023, em Fortaleza (CE). O evento, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/CE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), e sindicatos rurais, visa capacitar produtores, estudantes e profissionais do agronegócio.
A programação incluiu mesas-redondas, oficinas e palestras com temas relevantes para o agro nordestino, impactando diretamente no trabalho desempenhado porteira adentro. O Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura, ministrou palestra com o tema “A importância da genômica nos programas de melhoramento genético”.
“A genômica permite acelerar e potencializar o melhoramento genético dos rebanhos, aprimorando aspectos econômicos importantes para os produtores. Com a genômica, podemos tornar os rebanhos de carne e leite cada vez mais produtivos, rentáveis e sustentáveis", destacou Henrique Ventura.
O anfitrião, Amilcar Silveira, presidente da FAEC, agradeceu a parceria da ABCZ. “Valorizamos muito a pecuária de corte e de leite e buscamos difundir cada vez mais as tecnologias nesse segmento. Nesse sentido, contamos muito com a ABCZ, referência em questões de melhoramento genético”, ressaltou Amilcar Silveira.
Além da programação técnica, durante o Seminário Nordestino de Pecuária, o evento contou com a realização da Feira do Agro Norte e Nordeste, reunindo no mesmo ambiente cerca de 500 empresas do segmento agro.
“O PEC Nordeste 2023 mostrou toda a capacidade, experiências bem-sucedidas e força do agronegócio nordestino. Especificamente sobre a pecuária de corte e de leite, a ABCZ pretende reforçar a cada ano sua participação no evento, contribuindo cada vez mais com os pecuaristas que investem na região”, afirmou o Conselheiro da ABCZ no Ceará, Kleber Calou Filho.