Português
12 DE JUNHO DE 2023. POR THAÍS FERREIRA

Em live, ABCZ apresenta atualização das avaliações genéticas do PMGZ Leite Max para as raças Guzerá e Sindi

Em live, ABCZ apresenta atualização das avaliações genéticas do PMGZ Leite Max para as raças Guzerá e Sindi
O conteúdo fornece informações valiosas para os selecionadores

Na noite da última quarta-feira (7), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) apresentou, em um evento transmitido ao vivo durante a Megaleite 2023, a atualização das avaliações genéticas do PMGZ Leite Max para as raças Guzerá e Sindi.

“Agradecemos ao presidente Domício e sua equipe, pois ficamos muito felizes em participar da Megaleite. A ABCZ quer estar cada vez mais presente no cenário leiteiro, dada a importância que a nossa genética tem, especialmente para os acasalamentos”, destaca Rodrigo Simões, Diretor de Pecuária Leiteira da ABCZ.

Durante a live, o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, Rodrigo Simões, a Gerente do PMGZ Leite Max, Mariana Alencar, e o Coordenador de Melhoramento Genético do Leite, Rafael Vizoná, apresentaram as informações que permitem ao criador identificar, por meio da PTA (habilidade prevista de transmissão), os animais mais adequados ao rebanho, incluindo touros, matrizes e produtos jovens, auxiliando no processo de seleção e melhoramento genético dentro das fazendas.

“Este conteúdo é o resultado de um trabalho árduo e anual com base no controle leiteiro oficial da ABCZ, onde identificamos os animais melhoradores para a seleção leiteira do Zebu, visando o aumento da eficiência produtiva e da qualidade do leite”, comenta Mariana Alencar.

Ainda segundo Mariana, o documento contempla touros, matrizes e produtos jovens. Na raça Guzerá foram avaliados mais de 120 mil animais. Já na raça Sindi, foram mais de 35 mil animais analisados. Uma das novidades da publicação é a inclusão da característica ‘idade ao primeiro parto’.

Durante a live, também foi lançado o ranking dos rebanhos participantes do PMGZ Leite Max, com base nos controles leiteiros ativos do ano anterior. Foram ranqueados os rebanhos que tiveram no mínimo dez matrizes com lactação encerrada em 2022, por média de produção de leite em até 305 dias; média de intervalo entre partos; média de produção vitalícia; média de vida produtiva; média de idade ao primeiro parto; relação das lactações especiais; relação de matrizes eméritas; e relação de matrizes com lactação vitalícia nas classes ouro, prata e bronze.

A atualização das avaliações genéticas do PMGZ Leite Max para as raças Guzerá e Sindi segue disponível para visualização no canal da ABCZ TV, no YouTube. Para acessá-la, clique aqui.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar