Português
02 DE JUNHO DE 2023. POR

ABCZ participa de encontro para aproximação do agro com Poder Judiciário

ABCZ participa de encontro para aproximação do agro com Poder Judiciário
_Evento em Mato Grosso contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Augusto Caputo Bastos_

Interpretação e segurança jurídica foram alguns dos temas abordados no encontro em que a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) participou nesta sexta-feira (2), com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Augusto Caputo Bastos, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

O ministro falou sobre a evolução da justiça de trabalho e a importância da interpretação e do elemento técnico nas decisões. “Essa é a primeira conversa que tenho para discutir as questões do agronegócio que chegam ao Ministério do Trabalho. Sempre que formos discutir o Direito, é necessário fazer essa visita técnica”, disse Caputo. 


De acordo com o ministro do TST, aproximar o Judiciário do agro é importante para que os magistrados conheçam a realidade do setor produtivo. “A intenção é trazermos a justiça do trabalho para esse ambiente do agro, e essa nossa percepção de como essas questões que afligem o setor estão sendo tratadas; como podemos fazer com que sejam tratadas de forma adequada”, explicou. 


A ABCZ foi representada pelo membro da Comissão de Assuntos Políticos, Jorge Pires, que, na ocasião, propôs que uma nova edição do encontro seja realizada na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, em Uberaba (MG). Jorge também ressaltou o interesse do agro em modificar a imagem equivocada do setor perante a sociedade.


“Só o Mato Grosso tem mais de 120 mil propriedades, a ABCZ é uma entidade centenária com mais de 24 mil associados, e nós sabemos da importância de voluntariamente manter nossas porteiras abertas para o Ministério do Trabalho”, ressaltou.


O evento, que reuniu as entidades que compõem o Fórum Agro do MT (ACRIMAT, AMPA, APROSMAT e OCB/MT) e o Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso, contou ainda com a participação da desembargadora do TRT de Mato Grosso, Adenir Carruesco.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar