Português
04 DE MARÇO DE 2023. POR JOYCE RODRIGUES

Conselheiro Técnico da ABCZ participa da maior feira agropecuária dos EUA

Conselheiro Técnico da ABCZ participa da maior feira agropecuária dos EUA

Ricardo Miranda Leite é médico veterinário e atua na Empresa de Pesquisa Agropecuária da Paraíba com as raças Gir, Guzerá e Sindi


Conselheiro técnico deliberativo da raça Sindi e associado à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Ricardo Miranda Leite está em Houston, no estado americano do Texas, onde visita a ‘Houston Livestock Show and Rodeo’, a maior feira agropecuária dos Estados Unidos.

Ricardo revive a experiência que teve há 21 anos, quando morou no Texas, onde conheceu a esposa, fez parte do doutorado e onde filho estuda atualmente. 

“Fiz a opção de assistir nos dias 2 e 3 de março para acompanhar o julgamento do Brahman, que  das raças que estão aqui, é a de mais interesse”, avalia. 

Ricardo comenta ainda sobre o modelo de evento que contempla a blocagem de animais por raças.
“O evento todo tem a duração de quase um mês. Os animais de cada raça passam de 3 a 4 dias e vão embora. Não caberia todas as raças de uma vez, além disso, os proprietários puxam os próprios animais e por essa razão, não podem se ausentar por muito tempo das propriedades, já que a maioria não tem empregados”, explica.

Logística- Outro detalhe que chamou atenção do conselheiro técnico é a estrutura móvel da feira.
De acordo com Ricardo, os estacionamentos são gigantescos e grande parte dos que trabalham na exposição, fazem de forma voluntária.
“Eles vão porque sabem a importância de promover a cidade”, conclui. 

Inspiração para o Brasil - Ricardo Miranda Leite aproveita a presença na feira internacional para compartilhar novidades do setor. 
“Sempre tem o que adaptar à nossa realidade, como a mobilidade e a organização”, comenta. 

Ricardo elogia a preocupação dos organizadores em promover conhecimento e interação, uma estratégia para atrair quem não tem convívio com o agro. “Fazem palestras, montaria de ovelhas para envolver famílias e as crianças, além de estimular o contato com animais. Tem também bovinos expostos e gente para explicar sobre as raças e isso atrai as pessoas que não são da área e querem conhecer mais”, finaliza.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar