Português
06 DE OUTUBRO DE 2022. POR ÉLCIO FONSECA

Representante da FAO, vinculada à ONU, visita ABCZ para conhecer Integra Zebu

Representante da FAO, vinculada à ONU, visita ABCZ para conhecer Integra Zebu
De olho no Integra Zebu, programa de recuperação de pastagens desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com auxílio de parceiros, um representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), visita Uberaba nesta semana, para conhecer de perto as iniciativas de produção sustentável propostas pelo programa.
 
“O Integra Zebu é um programa fantástico por gerar sistemas produtivos sustentáveis. Estou aqui para conhecer melhor os processos e viabilizar a disseminação desses conhecimentos, melhorando o sistema de produção agropecuária em geral, sobretudo, porque estamos no segundo ano da ‘Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas’, que visa a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para benefício das pessoas e da natureza”, destaca o representante da FAO, Rafael Zavala.
 
O representante da FAO veio acompanhado do secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Cândido. Segundo ele, o Integra Zebu vai ao encontro da necessidade atual de incentivar a sustentabilidade e a agricultura familiar. “O programa da ABCZ demonstra que a atividade pecuária pode ser rentável e sustentável, inclusive para o pequeno pecuarista. Mudando a forma de administrar a propriedade, ele vai conseguir obter renda e ganhar mercado com uma pecuária sustentável”.

O coordenador do Integra Zebu, João Gilberto Bento, acompanhou as visitas. “O custo é alto para recuperar uma pastagem degradada, mas as soluções existem. Uma delas são os sistemas de Integração Lavoura, Pecuária, Floresta (ILPF). Com a agricultura, você financia o processo de recuperação da pastagem e do solo, principalmente. Dessa forma, aumentamos a produção de grãos no país, sem a necessidade de expandir para novas áreas. Esse potencial, só o Brasil tem”.
 
Na Fazenda Experimental da ABCZ, os visitantes conheceram diferentes programas desenvolvidos pela entidade, com foco no melhoramento das raças zebuínas e na recuperação de pastagens. Eles também visitaram a Agronelli Agropecuária, conhecendo o trabalho já desenvolvido com base no sistema ILPF. Por fim, a comitiva se reuniu com representantes de empresas parceiras do Integra Zebu e com o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
 
“A FAO é um braço da ONU e essa visita demonstra a visibilidade que o Integra Zebu está atingindo, no Brasil e no mundo. O programa tem crescido de maneira expressiva e, por meio dele, estamos mostrando que a ABCZ se preocupa com o meio ambiente e com a produção de carne e leite com sustentabilidade”, ressalta Rivaldo Jr.

Na foto, a partir da esquerda: coordenador Técnico da Emater, Gustavo Laterza; representante da FAO, Rafael Zavala; coordenador do Integra Zebu, João Gilberto Bento e o representante do MAPA, Márcio Cândido; durante atualização técnica do programa.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar