Português
14 DE SETEMBRO DE 2022. POR EDUARDO IDALÓ

ABCZ sedia ‘Workshop sobre Justiça Restaurativa’

ABCZ sedia ‘Workshop sobre Justiça Restaurativa’
Em parceria com a Justiça Federal, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) sedia o primeiro ‘Workshop sobre Justiça Restaurativa’, em Uberaba (MG). O evento é realizado até a próxima sexta-feira (16), no Tatersal Rubico Carvalho, no Parque Fernando Costa. Entre os participantes estão juízes federais, procuradores e promotores de justiça. O Workshop reúne também professores universitários da área de Direito de diferentes regiões do país e integrantes de universidades internacionais.


Durante a abertura do encontro o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, deu as boas-vindas aos participantes. “Estar junto com a Justiça Federal apoiando nas práticas de justiça restaurativa é muito importante, porque a ABCZ trabalha nesse sentido, de levar sempre transparência, consenso e trabalho, conduzido sempre com muita seriedade”, destacou Rivaldo Júnior.


O presidente da ABCZ recebeu, pessoalmente, o juiz Federal do Tribunal Regional de Uberaba, Osmane Antônio dos Santos, que reforçou a importância da parceria e apoio da entidade. “Esse primeiro workshop sobre justiça restaurativa é um evento ímpar para Uberaba, e ter o apoio da ABCZ é muito importante para nós da Justiça Federal. Sem a parceria dessa instituição forte e séria, o encontro não estaria acontecendo da forma que está”, ressaltou o juiz federal, Osmane dos Santos.


Durante dois dias o grupo do judiciário vai acompanhar palestras e debates, com objetivo de ampliar o alcance da justiça restaurativa, de que deve ter seu foco de aplicação voltado para crimes comuns, com o intuito de problematizar os limites de sua aplicabilidade e desenhar novas oportunidades para sua incidência.  “Uberaba tem atuado desde 2017 com práticas restaurativas na Justiça, em parceria com o Ministério Público Federal. E esse evento vem colaborar com as discussões no trato da matéria, para que possamos avançar ainda mais nesse tema”, reforçou o procurador da República do MPF, Thales Messias Cardoso.


No terceiro e último dia do Workshop, na sexta-feira (16), o grupo participará de um encontro na sede da Justiça Federal, em Uberaba, onde terá acesso a experiências desenvolvidas pelo Núcleo de Práticas Restaurativas. “A justiça restaurativa tem como característica ser um processo com mais diálogo, democrático e participativo, para as partes envolvidas construírem juntas com as medidas de reparação do conflito”, explicou a diretora do Núcleo de Práticas Restaurativas da JF de Uberaba, Ana Carla Albuquerque.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar