Português
13 DE JULHO DE 2022. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

PNAT 2022: Touros participantes passam por pesagem final

PNAT 2022: Touros participantes passam por pesagem final
Seguindo o cronograma do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), os 175 zebuínos participantes desta edição passam por mais uma importante etapa esta semana. Trata-se da pesagem final do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), que classificará os exemplares que seguirão para a próxima fase, durante a ExpoGenética 2022.

“Além da pesagem final, todos esses animais estão passando pelo exame de ultrassonografia de carcaça e pela avaliação no método EPMURAS, finalizando o período de teste efetivo, que teve duração de 56 dias. A partir desses resultados que teremos agora é que selecionaremos o grupo que seguirá para a ExpoGenética, para, enfim, conhecermos quem são os Touros PNAT 2022. Sem dúvida nenhuma estamos falando de uma edição histórica, e que comprova a evolução do programa e dos rebanhos participantes”, destaca Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, ressaltando ainda que, além da pesagem final, ao longo da avaliação foram realizadas três pesagens de referência. 

No que se refere a divulgação dos resultados, ele revela que a previsão é de que a lista de touros classificados seja divulgada na última semana de julho, sendo que serão classificados até 13 touros da raça Nelore, e até dois touros das raças Brahman, Gir, Indubrasil, Guzerá, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. Vale destacar que passarão para a fase ExpoGenética somente os touros que apresentarem índice final no TDEA superior à média de sua classe, sendo utilizado o índice iPNAT = 35% iCAR (índice do Consumo Alimentar Residual) + 30% iGPD (índice do ganho de peso diário) + 15% iAOL (índice de área de olho de lombo) + 5% iAcabamento (índice de acabamento) + 15%iAV (índice de avaliação visual).

Pesquisa. Paralelamente as avaliações finais do TDEA, uma pesquisa sobre a microbiota ruminal é desenvolvida com os touros participantes do programa. O estudo, realizado a partir das fezes dos animais, é desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Embrapa Sudeste, com o objetivo de identificar os microrganismos que estejam influenciando os animais em seus respectivos processos de produção, incluindo a produção de metano, eficiência alimentar, e a própria saúde do bovino.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar