ABCZ lança chancela de eventos técnicos do Integra Zebu
A nova modalidade de chancela, lançada durante a edição deste ano da ExpoGenética, foi anunciada pelo presidente da Associação, Rivaldo Machado Borges Júnior, como parte da missão da ABCZ de promover boas inciativas e soluções para a sustentabilidade na pecuária, além de oficializar um dos projetos mais importantes da Associação: aliançar produtividade máxima à preservação ambiental em longo prazo. “O nosso Zebu é reconhecido por ter uma resposta muito positiva em produtividade e qualidade de carne e leite a pasto, com rusticidade e adaptabilidade às condições naturais, então, não falamos mais em evolução genética de rebanhos sem falar de pastagens produtivas e conservação do meio ambiente”, crava Rivaldo Machado Borges Junior, presidente da ABCZ.
Voltada a eventos promovidos por associados e parceiros institucionais, a chancela visa valorizar e apoiar a importante iniciativa de criadores na promoção da melhoria das pastagens com sustentabilidade. “Além de representar uma oportunidade de compartilhar e divulgar o conceito dos sistemas de integração e manejo, através das tecnologias aprovadas pela ciência, alinhadas às diretrizes do Integra Zebu”, completa.
De acordo com o gerente Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, a modalidade formaliza o reconhecimento ao manejo sustentável na produção - por meio de técnicas como a ILPF, e ainda estimula a adesão de novos criadores. “Provocando os pecuaristas a realizar cada vez mais eventos que promovam e criem condições de multiplicar a experiência de reforma de pastagens usando os sistemas de integração”, resume.
Para o criador que deseja se associar à marca do Integra, os eventos que podem ser chancelados incluem Dias de Campo, seminários, workshops, palestras, capacidades ou atualizações técnicas. Um passo a passo tem que ser seguido:
- enviar manifestação com pedido formal à coordenação, via e-mail integrazebu@abcz.org.br, registrando interesse na chancela ao evento;
- tomar conhecimento prévio das informações que norteiam as diretrizes, objetivos e conteúdo técnico preconizado pelo projeto, antes do envio do ofício de pedido de chancela. Os conteúdos destes eventos devem estar ligados às temáticas: ILP – Integração Lavoura Pecuária, ILPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta e RPD – Recuperação de pastagens degradadas, e/ou manejo de pastagens;
- incluir junto ao mesmo pedido, com antecedência mínima de 30 dias da data de realização do evento, as seguintes informações:
- data e local de realização (incluir coordenadas geográficas);
- qual a modalidade do evento (dia de campo, seminário, workshop, encontro ou debate técnico);
- metodologia adotada no evento (virtual ou presencial);
- conteúdo técnico a ser abordado no evento;
- relação de parceiros envolvidos;
- informar se o evento é gratuito ou cobrado. Se cobrado, qual o valor e exigências;
- informar se o evento tem objetivo técnico ou comercial, e/ou as duas finalidades;
- qual a principal atividade da propriedade rural: pecuária seletiva ou pecuária comercial;
- qual o público alvo deste evento;
- informar o número de inscrição do associado da ABCZ, sendo de personalidade jurídica ou física;
- enviar a arte de divulgação do evento.
A chancela de eventos técnicos possui um manual com critérios para se pleitear os pedidos e com as regras para nortear os itens de apoio oportunizados pela ABCZ. Todas as informações podem ser solicitadas pelo e-mail integrazebu@abcz.org.br.