Português
25 DE AGOSTO DE 2021. POR FAEZA REZENDE

Pecuária zebuína perde pesquisador Fabyano Fonseca

Pecuária zebuína perde pesquisador Fabyano Fonseca
A comunidade científica amanheceu em luto nesta quarta-feira (25) com a perda do professor Fabyano Fonseca e Silva (UFV), Consultor do PMGZ Corte. O pesquisador morreu aos 44 anos e deixa um legado imensurável para o melhoramento genético das raças zebuínas.

“Era uma pessoa e um profissional ímpar. A dedicação irrestrita aos trabalhos que participava e o vasto conhecimento fizeram com que o Professor Fabyano deixasse uma grande marca na história do Zebu no Brasil e no mundo. Estamos sem acreditar na notícia”, declarou Luiz Antonio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ. 

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001), com Mestrado e Doutorado em Estatística pela Universidade Federal de Lavras, Professor Fabyano também era pós doutor pela Universidade de Wisconsin (USA, 2009) e pela Universidade de Wageningen (Holanda, 2012). Além de Professor Associado do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, atuava como consultor permanente do PMGZ Corte da ABCZ.

O superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura, lamentou muito, destacando a série de contribuições deixada pelo professor. "Sempre fui muito próximo ao Fabyano e o admirava profundamente, principalmente sua inquietude acadêmica e clareza de compartilhamento de ideias. Destaco aqui, em especial, seu papel fundamental para entrada do PMGZ na Era Genômica", afirmou. 

“Um grande estudioso a quem devemos parte do sucesso do nosso Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos. A ele, em nome dos mais de 23 mil associados da ABCZ, nossa eterna gratidão pelo empenho e disponibilidade”, declarou Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar