Português
22 DE AGOSTO DE 2021. POR ÉLCIO FONSECA

PNAT: ‘Roda de Conversa’ na ExpoGenética aborda alta procura de centrais por touros jovens

PNAT: ‘Roda de Conversa’ na ExpoGenética aborda alta procura de centrais por touros jovens
O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) tem atingido excelentes resultados, com animais contratados por centrais de inseminação de todo o país. O assunto, inclusive, foi o tema da ‘Roda de Conversa’ na ExppoGenética deste domingo (22), último dia da programação da feira pela ABCZ TV.  

Participaram, virtualmente, representantes de oito centrais – Arthur Vieira, coordenador de produto e atendimento ao cliente corte da ABS; Willian Xavier, gerente comercial da AG Brasil; Rafael Oliveira, gerente de produto corte Zebu da Alta Genetics; Pedro Araújo, gerente comercial da Central Bela Vista; Cassiano Pelle, gerente comercial da CRV Lagoa; Leandro Crupe, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Select Sires; André de Souza Silva, gerente de corte zebuíno da Semex; e Lucas Azzolini de Melo, supervisor comercial da Tairana Genética. 

Entre os temas abordados na programação estava a demanda na contratação de touros jovens pelas centrais de inseminação, que nos últimos anos aumentou significativamente. O coordenador de produto e atendimento ao cliente corte da ABS, Arthur Vieira, afirmou que isso se deve ao maior ganho genético na utilização desses indivíduos. “Nós temos na central, hoje, mais de 50 touros jovens. Os clientes que vem buscar genética melhoradora na central ABS estão, cada vez mais, buscando as novidades, os touros jovens, porque o ganho genético é maior quando comparado com touros adultos. Se a gente pensar na ponta do melhoramento genético, os touros jovens estão aí para contribuir cada vez mais com ganho genético”. 

O gerente de produto corte Zebu da Alta Genetics, Rafael Oliveira, ressaltou que o PNAT é uma fonte confiável de touros jovens. “O critério de seleção do programa é muito grande. Os animais passam por diversas avaliações, então o nosso trabalho é até facilitado. Hoje buscamos touros jovens com variabilidade genética e biotipo que agrada ao mercado. Isso que temos buscado e encontrado no PNAT”. 

Pedro Araújo, gerente comercial da Central Bela Vista, também confirmou esse bom momento. “A gente vê essa demanda por touros jovens crescendo cada dia mais. Inclusive o número de visitantes, de pessoas que buscam essa genética de animais jovens, está cada vez mais crescente. A Central Bela Vista tem hoje, aproximadamente, 35% de todos os seus animais considerados jovens. Fechamos grandes contratos agora com o PNAT e vamos distribuir essas doses. A gente acredita muito nessa genética inovadora”. 

O gerente comercial da CRV Lagoa, Cassiano Pelle, destacou que a maturidade dos programas de melhoramento genético da ABCZ, como o PNAT, transmite segurança para os criadores. “Eles têm essa segurança de que o touro jovem vai entregar os resultados esperados. Além disso, esse crescimento do uso da tecnologia da inseminação artificial, com certeza tem puxado a utilização dos touros jovens. O PNAT é realmente um facilitador para o nosso trabalho, porque se não teríamos que percorrer fazendas por todo o país para ver esses touros que vimos no PNAT”. 

Arthur Vieira, da ABS, complementa destacando que o mercado está favorável, com arroba valorizada, bezerro valorizado e o criador está, cada vez mais, buscando o que há de melhor na cria para agregar valor e obter melhores resultados. O mercado exterior também está observando isso, já conhece as avaliações genéticas e quer os animais melhoradores com os maiores índices genéticos.

Já a logística de entrega de sêmen nas propriedades, com ações da ABCZ e das centrais, tem permitido que os criadores recebam o material genético em tempo hábil para os testes de progênie dos touros jovens do PNAT. “Tem alguns processos que independem das nossas ações, mas a cada ano, a gente vem melhorando essa logística e, com isso, temos conseguido entregar o sêmen dos touros de teste dentro dos prazos, atingindo nosso objetivo de ter o touro provado o quanto antes”, destacou Cassiano Pelle, da CRV Lagoa. 

Leandro Crupe, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Select Sires, disse que o touro jovem é a bola da vez. “A genômica tem ajudado demais a esses animais jovens terem esse sucesso no seu lançamento, e sem dúvida nenhuma, a gente acredita também no trabalho dos criadores. A genética mais nova dentro da fazenda tende a ser a melhor genética disponível para ser usada. Então quem quiser acelerar, quem quiser chegar lá na frente mais rápido, vai ter que inserir touros jovens nos seus programas”. 

O gerente de corte zebuíno da Semex, André de Souza Silva, enfatizou que o mercado está muito aquecido e que a busca pelo melhoramento genético é constante. “Os touros jovens são uma premissa do melhoramento genético. Você encurta gerações e a genômica realmente diminui muito os riscos de erros. Todas as centrais estão apostando muito nos touros jovens e aí vem de novo a necessidade de estar junto ao PNAT, que trabalha com a identificação de touros jovens”. 

Lucas Azzolini de Melo, supervisor comercial da Tairana Genética, também destacou a alta procura por touros jovens. “A gente tem visto uma procura muito grande. Os criadores têm entendido que o progresso genético é uma realidade e que os touros jovens são o caminho, então o PNAT vem como uma ferramenta fundamental para o mercado, como um acesso para essa promoção do melhoramento genético com os touros jovens”. 

O gerente comercial da AG Brasil, Willian Xavier, revelou que praticamente 90% da bateria de touros da central é de touros jovens. “A gente tem tirado de letra esse trabalho e a gente está evoluindo a cada dia. A gente que trabalha com genética e acredita na genética. Estamos sempre investindo no touro jovem, sempre recomendando e vendo a aceitação dos nossos clientes, em busca desses animais mais jovens”.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar