Português
17 DE AGOSTO DE 2021. POR ÉLCIO FONSECA

Representantes de centrais de inseminação visitam touros do PNAT

Representantes de centrais de inseminação visitam touros do PNAT
Seguindo o cronograma do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) durante a ExpoGenética, representantes de centrais de inseminação estão visitando os 97 touros classificados para a última etapa da edição 2021 do programa. Os animais estão no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba, sendo que, por conta da pandemia, as visitas estão restritas às centrais. Até esta segunda-feira (16) representantes de quatro centrais já haviam realizado as visitas – Alta Genetics, CRV Lagoa, Semex e Tairana. 

“Vimos aqui touros com avaliações genéticas equilibradas e biotipo, para que possamos disponibilizar essa genética para o mercado. É uma genética muito consistente, comprovada através da genealogia que a gente encontra nas fichas de cada animal”.  Rafael Oliveira, gerente de corte Zebu da Alta Genetics. 

“A gente busca novas opções para adentrar ao nosso portfólio. Nós já temos um número de touros, mas sempre temos touros que estão saindo, tem sempre alguma lacuna que precisa ser preenchida, então a gente vem aqui com esse objetivo, buscar aqueles touros que têm o perfil de touros que a gente busca para atender o mercado”. Cassiano Pelle, gerente de produto de corte Zebu CRV Lagoa. 

“O PNAT é um programa tão importante para as centrais, porque é uma fonte de genética. A ABCZ faz um trabalho, muitas vezes, de antecipar o que nós fazemos, que é garimpar os animais nas fazendas. Por meio do programa, os touros são submetidos a diversas provas, são animais que já passaram pelo crivo da entidade”. Gerente de corte Zebu da Semex, André de Souza e Silva. 

“É uma enorme satisfação poder visitar esses touros que passaram pelos critérios do PNAT e é uma oportunidade grande para os criadores terem seus animais em uma prova tão consistente e respeitada. Nós como centrais, queremos estar cada vez mais próximos desse programa, viabilizando a distribuição do sêmen desses animais no mercado”. Gerente comercial da Tairana, Lucas Azzolini de Melo. 

O gerente de melhoramento genético da ABCZ, Lauro Fraga, destacou a importância das visitas das centrais aos animais do PNAT. “O PNAT é um programa identificador de talentos e as centrais visualizando os touros aqui, elas conseguem ver em um mesmo ambiente, várias raças e animais que são superiores, animais que tem boa avaliação genética, bom fenótipo e com certeza, tem todo o potencial para acrescentar a essa forte genética brasileira”. 

Programa. Em 2021, o PNAT contou com participação de 198 animais das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, oriundos de vários estados brasileiros, representando toda a qualidade genética dos animais avaliados pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). Nesta quarta-feira (18), os animais pré-selecionados serão submetidos à votação da comissão técnica de jurados. Os resultados serão divulgados na quinta-feira, pela ABCZ TV. Serão classificados dois touros Brahman, dois Guzerá, dois Nelore Mocho, dois Sindi, três Tabapuã e 13 Nelore. Esses animais avançarão para a quarta fase do PNAT, que é a coleta, industrialização e distribuição de sêmen para os rebanhos de colaboradores. O leilão PNAT 2021 será na sexta-feira (20), a partir das 12h30, com transmissão ao vivo pela ABCZ TV, Canal do Boi e Remate Web.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar