Membros da equipe Técnica e de Fomento da ABCZ visitam Agropontieri
Com o objetivo de alinhar e fortalecer a parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e criadores, através dos produtos e serviços da ABCZ, na última terça-feira (16), membros da equipe Técnica e de Fomento da entidade, visitaram a Agropontieri – Fazenda Rancho Alegre, localizada na região de Vicentinópolis (GO).
A seleção, que se destaca pela busca incessante por resultados, animais precoces na fertilidade e no ganho de peso, participa de programas de melhoramento há vários anos e em 2019 ingressou no PMGZ para tornar o rebanho cada vez mais produtivo.
A comitiva da ABCZ foi recebida pelo selecionador Guilherme Garcia Pontieri, titular do criatório. “A visita foi muito produtiva, consegui apresentar o nosso sistema de produção e todo nosso gado. O que mais me impressionou nas nossas conversas foi a motivação da equipe do PMGZ em produzir um modelo de animal que se encaixe nas exigências cada vez mais rigorosa da pecuária moderna, um animal produtivo e que alie uma caracterização racial, compatível aos padrões da ABCZ, e resultado econômico dentro das fazendas. Uma visão de equilíbrio entre raça e desempenho. Com certeza o time do PMGZ está no caminho certo, e a Agropontieri espera poder contribuir com este programa de melhoramento tão importante para a pecuária nacional”, destaca.
O técnico da ABCZ, Russel Rocha Paiva, é o responsável por auxiliar a seleção na tomada de decisões dentro do melhoramento genético. “A Agropontieri desenvolve um trabalho focado para fazer um gado PO funcional e com muita qualidade genética. O Guilherme é um pecuarista determinado e tenho certeza que brevemente a seleção estará figurando entre os grandes fornecedores de genética do Brasil”, afirma.
O coordenador de fomento do PMGZ, Paulo Henrique Julião de Camargo, também destacou a qualidade do plantel. “Vimos um rebanho Nelore extremamente funcional e muito harmonioso, com um sistema de manejo a pasto primoroso. E agora no PMGZ, um rebanho muito bem avaliado”, diz.
O gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, complementa ressaltando que a maioria das fêmeas da seleção possuem avaliação genômica Deca 1 (10% melhores) no índice iABCZ na avaliação 2021-1 do PMGZ. “O modelo do sistema de produção na Agropontieri é intensivo, com um cronograma bem definido desde a estação de monta curta até o fechamento no ciclo completo. Uma grande satisfação para o PMGZ a parceria com a Agropontieri, agradecemos ao Guilherme e a sua família a confiança”, destaca.