ABCZ divulga relatório anual do PMGZ e reporta crescimento de 20%
Dados se referem à quantidade de novos criadores que aderiram ao PMGZ e PMGZ Comercial no período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021.
Periodicamente, o departamento Técnico e de Fomento da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulga o relatório de atualização de criadores e matrizes dos programas PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) e PMGZ Comercial. O documento, que engloba o período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021 aponta o registro de 333 novos criadores participantes do PMGZ, com 37.671 novas matrizes. Os números apontam crescimento de mais de 20% e 13 %, respectivamente, durante o período, posicionando o PMGZ como o principal programa das raças zebuínas no país. Com a chegada dos novos criadores, o PMGZ já controla 301.122 matrizes ativas de 1.678 criadores de todos os estados da Federação.
O crescimento do programa é fruto do empenho da diretoria da ABCZ em desenvolver ações aproximando o pecuarista da entidade. “Iniciamos o ano com resultados excepcionais e batemos a barreira de mais de 300 mil matrizes ativas no PMGZ. Este número fantástico comprova a força da genética melhoradora e da importância do PMGZ e do PMGZ Comercial para o trabalho de seleção”, celebra o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.
Ricardo Abreu, gerente de Fomento do PMGZ, também comemora as adesões. “Os recordes nos números de adesões ao PMGZ e ao PMGZ Comercial comprovam a confiabilidade dos criadores na ABCZ. Estamos realizando na prática os atributos pertinentes à acuidade das informações e serviços dos nossos técnicos de campo no registro dos animais e, também, na disponibilização ao pequeno, médio e grande criador da oportunidade de ele participar do maior e melhor programa de melhoramento genético de zebuínos do mundo. É o pacote completo”, diz.
A Katayama Pecuária, criatório que se destaca pelo pioneirismo e investimento em melhoramento genético, integra a lista de novas adesões ao PMGZ. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria firmada com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Por meio do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), desenvolvido pela Associação e que compreende uma série de mensurações detalhadas dos rebanhos, teremos estimativas genéticas ainda mais apuradas, que vão se somar ao nosso Programa Katayama de Genética Avaliada (PKGA+). Essa iniciativa irá assegurar ainda mais qualidade aos reprodutores e, certamente, maior credibilidade no nosso trabalho pelos nossos clientes”, destaca o diretor comercial do Grupo Katayama, Gilson Tadashi Katayama.
Outro criatório de peso que aderiu ao PMGZ recentemente é o Nelore Simioni, trabalho de seleção iniciado pelo saudoso Achilles Scatena Simioni e atualmente conduzido por seu neto, Frederico Simioni. O criatório, que participa de programas de melhoramento genético há mais de vinte anos, é direcionado para a obtenção de touros a pasto com avaliação genética superior e animais com características funcionais. A princípio, serão avaliadas 443 matrizes do plantel conduzido em Barra do Garças (MT).
“Somos sócios da ABCZ há mais de 50 anos e sempre prezamos muito pelo comprometimento da associação com o Zebu. Há 20 anos trabalhamos com avalição genética e seleção baseada em DEPs para desenvolver animais funcionais e agora ingressamos no PMGZ para incrementar ainda mais o progresso genético do nosso trabalho e da raça Nelore”, ressalta o pecuarista Frederico Simioni.