Gerente da ABCZ visita fazendas e apresenta detalhes do PMGZ na Bahia
Na última semana, o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Ricardo Abreu, cumpriu agenda de visitas a propriedades referência em melhoramento genético de zebuínos no estado da Bahia. A ação faz parte do empenho da diretoria da Associação em desenvolver ações que aproximem a classe da entidade bem como a linha de trabalho do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínas (PMGZ) no campo.
“Os produtos e serviços da ABCZ estão presentes em todos os estados e disponíveis a todos os criadores. Esta presença forte no campo reforça a nossa filosofia de conhecer in loco os resultados em cada fazenda e cria uma interação e sinergia muito positivas.” destaca Ricardo Abreu.
A agenda foi iniciada na Fazenda Baviera do grupo EAO em Itagibá (BA). Durante a visita foram vistoriadas as categorias de animais e apresentado o relatório de desempenho genético de todo o rebanho da EAO no PMGZ. Marcelo Miranda, técnico de campo da ABCZ e responsável por todas as acuidades das informações e registro dos animais na EAO acompanhou a visita.
“Essa ação fortalece muito a relação entre ABCZ e EAO, que é um rebanho referência no contexto nacional do melhoramento genético para o nosso programa, estabelece um canal de comunicação direto entre a associação e o associado e reforça a importância e os impactos que o programa oferece para o rebanho e o tanto que o plantel evolui ao se usar o programa e ao se fazer o uso correto das informações”, assegura o técnico Marcelo Miranda.
Ricardo Abreu complementa destacando a qualidade dos animais. “A idade média das matrizes ativas da EAO é de 5,62 anos e a idade média no último parto de apenas 4,97 anos. Isto comprova a diminuição do intervalo entre gerações e o foco no progresso genético de todo o rebanho” avalia.
O grupo de fazendas Reunidas Boa Vista, que reúne 11.700 hectares no município de Ibicuí e que abriga a pecuária de corte da EAO também fez parte do roteiro de visitas. “A proposta do PMGZ Comercial com o foco nas fêmeas e nas avaliações das suas progênies vem atender a demanda do trabalho da EAO nas fazendas Boa Vista, pois vamos avaliar a linhagem paterna e materna fechada EAO. Estamos animados na consolidação de mais esta grande parceria. O mercado está cada vez mais exigente em ter acesso aos dados fenotípicos e genéticos dos animais e ele valoriza isso, visto que a EAO realizará 5 leilões neste ano disponibilizando animais de muita qualidade”, ressalta Ricardo
O diretor da Agropecuária EAO, Maurício Filho, que recebeu o representante da ABCZ, também destacou a importância da visita e da parceria nos programas e projetos de melhoramento genético desenvolvidos pela Associação. “O PMGZ Corte é o novo guia para pecuária comercial do Brasil, é o elo entre o produtor de reprodutores geneticamente melhorados através do PMGZ PO e o usuário destes reprodutores que agora poderá ser avaliado pelo usuário através desta nova ferramenta para avaliação do seu rebanho, além de conhecer, através de ciência seu maior patrimônio que são suas matrizes, desta forma valorizando ainda mais a pecuária produtiva, rentável e respeitando o meio ambiente. É a relação ‘ganha-ganha’, ganha o produtor de genética, ganha do produtor de gado comercial, ganha para recria e engorda os bezerros deste sistema, além de mais qualidade para o consumidor e gerando mais renda, emprego e divisas para o país! A ABCZ cada vez mais próxima de toda cadeia produtiva, servindo a pecuária com todo know-how, tecnologia de informação e corpo técnico a serviço da pecuária brasileira. Este ano a EAO após a visita do PMGZ corte estará ainda mais próxima da ABCZ, além de participar ativamente do PMGZ, PNAT e Programa de Carne de Qualidade”, revela. Acompanharam a visita o engenheiro agrônomo da EAO, Paulo Britto, que coordena o trabalho na Fazenda Baviera e o médico veterinário Poca, coordenador nas Fazendas Boa Vista.
Vale destacar que durante a ExpoZebu 2021 a EAO Empreendimentos promoverá duas edições do 'Mega Leilão EAO Expozebu' Os remates serão realizados nos dias 08 (sábado) e 09 (domingo) de maio.
Segunda parada
Na sequência, o representante da ABCZ seguiu para a região de Itapetinga, tradicional reduto da pecuária de corte baiana. A visita foi na Fazenda Texana, do novo criador, Irivan José Soares, que recentemente iniciou a criação de Nelore PO com a presença de mais de 150 matrizes e um trabalho forte com fêmeas cara-limpa utilizando tecnologias como a inseminação artificial. “A fazenda Texana está investindo fortemente na sua estrutura, divisão de pastos, nutrição e na melhoria da qualidade genética do seu rebanho com o uso da IATF. Com esse perfil os nossos programas como o PMGZ e PMGZ Comercial vem ajudar a identificação dos animais melhoradores” ressalta Ricardo Abreu.
O técnico Marcelo Miranda atende a Fazenda desde o início das atividades e analisa o trabalho do criatório. “No primeiro semestre do ano passado fui procurado para fazer uma avaliação do gado PO que eles tinham adquirido nos principais leilões do Brasil e também para fazer acasalamento, não só desse gado PO, como também dar um apoio no acasalamento do gado comercial. Isso mostra o comprometimento da Fazenda Texana com o melhoramento genético, pois procurar uma Associação antes mesmo de controlar o primeiro bezerro, cria deles, mostra o investimento que o criatório vem fazendo para ter um gado PO cada dia mais melhorado”, afirma Marcelo.
Os representantes da ABCZ foram recebidos pelo gerente Célio Costa. “Essa presença da ABCZ aqui no campo é muito importante para nós. Trabalho com gado já tem mais de quinze anos e o PMGZ Comercial é um programa que vai ajudar nos ajudar muito e uma excelente oportunidade para quem quer ter um rebanho de qualidade. A ABCZ sempre vai ser bem-vinda aqui na Fazenda Texana”, diz.
Finalizando a agenda
A viagem técnica foi encerrada na Fazenda Gramado, de titularidade do criador e conselheiro da ABCZ, Paulo Roberto Gomes Mesquita. A empresa, que é referência na seleção de Nelore PO na região, aderiu ao PMGZ em 2015. Durante a visita, o representante da ABCZ observou a safra de bezerros de FIV e novilhas precoces da safra 2019, se reuniu com a equipe da fazenda para apresentar mais detalhes sobre as novidades do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos. “O PMGZ é indispensável para a melhoria das características de grande impacto dentro da pecuária, como: fertilidade, ganho de peso entre outras. Apenas com um banco de dados robusto podemos ter alta acurácia das informações, o que garante aos usuários a certeza do sucesso nas tomadas de decisão”, destaca o médico veterinário João Victor Carvalho, que recebeu o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ.
Vale destacar que a presença da ABCZ no campo é contínua, através das equipes dos escritórios regionais, dos técnicos de campo e também da área de Fomento promovendo essa interação com todos os criadores.