ABCZ lança avaliações genéticas do PMGZ Corte 2021/1
Por Mário Sérgio Santos
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) disponibilizou hoje (18) as avaliações genéticas do PMGZ Corte 2021/1. O documento reúne dados de 15.202.345 animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã, e reforça a superioridade genética das raças zebuínas.
“Temos trabalhado incansavelmente para, cada vez mais, aprimorarmos as avaliações genéticas, aumentando o poder de decisão do criador de utilizar as DEP’s e os índices do PMGZ como ferramenta para auxilia-lo na tomada de decisões dentro do seu rebanho. Hoje o nosso programa desponta como o mais completo e mais consistente das raças zebuínas no mundo, o que está totalmente ligado à promoção do melhoramento genético da nossa pecuária”, destaca Gabriel Garcia Cid, diretor Técnico da ABCZ.
Cid destaca ainda que as avaliações lançadas agora contemplam dados de 18.192.360 fenótipos e de mais 124.319 animais genotipados, sendo esse último número referente a exemplares das raças Nelore e Tabapuã.
“Conseguimos observar que o nosso banco de dados de genótipos e fenótipos tem crescido, e com esse crescimento no número de animais avaliados temos a demonstração da confiança do criador no PMGZ, que representa uma avaliação genética verdadeiramente nacional”, complementa Henrique Torres Ventura, superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, responsável pelo desenvolvimento e formatação das avaliações.
Ventura ressalta ainda que os dados dos animais avaliados serão disponibilizados aos criadores participantes do PMGZ por meio de uma plataforma que reúne diferentes funcionalidades, entre elas, a análise de tendências genéticas do rebanho para todas as características, acasalamentos dirigidos e monitoramento da endogamia, além do módulo avançado, que oferece ferramentas estratégicas para o descarte e reposição de matrizes.
A consulta pública de touros também já está no ar, e, para acessá-la, clique aqui.