Fazenda Bom Sucesso, do grupo Tabapuã da Gê 05, adere ao PMGZ Comercial
Vem de Rio Verde, região Centro-Oeste do Mato Grosso do Sul, mais uma adesão ao PMGZ Comercial, programa desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) direcionado para rebanhos comerciais, não registrados, produtores de carne bovina.
Trata-se da Fazenda Bom Sucesso, dos agropecuaristas João Trivelato Neto e Gerusa Catelan Trivelato, titulares da Tabapuã da Gê 05. Considerado um dos mais tradicionais criatórios da raça Tabapuã, a empresa se destaca pelo trabalho de seleção que preza pela qualidade e credibilidade.
A expectativa dos pecuaristas com a adesão ao PMGZ Comercial é que o criatório obtenha ganhos cada vez mais significativos. “O nosso objetivo é trazer as nossas melhores fêmeas e fazer uma pecuária de precisão. Já temos a agricultura de precisão, temos o gado PO de precisão e agora queremos o comercial de precisão”, declara João Trivelato, que já utiliza o PMGZ na versão tradicional desde 2013.
O coordenador de Fomento, Paulo Henrique Julião de Camargo e o técnico de campo da ABCZ, Emir Antônio Queiroz, realizaram a primeira visita de atendimento pelo PMGZ Comercial, onde classificaram 352 matrizes entre puras e cruzadas. “São fêmeas com muita estrutura, que já estão em estação de monta com idade média de 26 meses. João está muito entusiasmado com o projeto, pois segundo ele é muito importante avaliar as fêmeas comerciais, para poder determinar os índices de descarte e aí sim permanecer no rebanho somente as fêmeas produtivas, desta forma seu retorno financeiro é garantido, além de que sempre estará alicerçado nas melhores matrizes”, afirma Paulo Henrique Julião de Camargo.
Os dados do rebanho seguem agora para cadastro no software Produz, após o processo, será possível realizar a coleta de dados a campo dos animais registrados e comerciais no mesmo software, facilitando o manejo e gestão do rebanho, através das ferramentas oferecidas pelo Produz.
“O PMGZ Comercial vem ganhando força em todos os estados, pois disponibiliza a todos os criadores a possibilidade de conhecer o seu rebanho e em especial as suas fêmeas. Por contemplar as fêmeas cara-limpa de diferentes composições raciais tem-se uma elevada demanda dos rebanhos que utilizam o cruzamento de Zebu com Zebu como exemplo o Tabanel da fazenda Bom Sucesso. Agradecemos ao João Trivelato pela confiança”, destaca Ricardo Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ.