Português
05 DE DEZEMBRO DE 2020. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ABCZ e MAPA assinam Termo de Cooperação Técnica para desenvolvimento do ?Integra Zebu?

ABCZ e MAPA assinam Termo de Cooperação Técnica para desenvolvimento do ?Integra Zebu?

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) selaram na última quinta-feira (03) um novo Termo de Cooperação Técnica. O documento, que foi assinado em Brasília (DF), reúne uma série de ações para o desenvolvimento do projeto ‘Integra Zebu’, que tem como foco a recuperação de pastagens degradadas no país.

“Esse é um projeto muito importante, que nossa gestão tem uma atenção muito especial, pois entendemos que promover uma pecuária cada vez mais sustentável e produtiva vai muito além do discurso. É preciso ter ações práticas, que possibilitem isso. O que buscamos com o ‘Integra Zebu’ é promover, por meio de ações como a viabilização do ILP e ILPF, recuperar esse alto índice de pastagens degradadas que temos no Brasil. O projeto já está em fase inicial de desenvolvimento, e com a chegada do MAPA iremos alcançar resultados ainda mais expressivos. Estamos falando de uma grande equipe de parceiros, que inclui também a Embrapa, e aproveito para destacar aqui a participação direta do amigo Celso Moretti, presidente da entidade, que acompanhou conosco a assinatura desse documento, como também o pesquisador Luiz Adriano Maia Cordeiro, que não tem medido esforços para o desenvolvimento desse trabalho”, ressalta Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ, destacando ainda a importante participação do secretário-Executivo do MAPA, Marcos Montes Cordeiro, e o coordenador de Sistemas Agropecuários Conservacionistas e Sustentáveis do órgão, Elvison Nunes Ramos, que também estiveram diretamente envolvidos no desenvolvimento do novo Termo de Cooperação Técnica.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que acompanhou a assinatura, também destacou as expectativas com o projeto. “Temos recursos, temos o Programa ABC, temos linhas de crédito para isso, e o que nós precisamos agora é massificar. A ABCZ está de parabéns pela visão que teve de poder levar esse projeto, inicialmente, aos pequenos produtores rurais, para que eles também participem dessa modernidade da nossa pecuária”, diz ela. 

Ainda durante a agenda em Brasília, outras pautas foram apresentadas pelo presidente da ABCZ. Entre elas a preocupação com a identificação das raças zebuínas nos rótulos das embalagens de carne e a viabilização de novos protocolos sanitários para o mercado internacional, com foco na exportação de material genético para o México. O andamento e as novidades de projetos já consolidados na ABCZ também foram apresentados, incluindo o ‘Zebu: Carne de Qualidade’ e o ‘PMGZ Genômica’. Vale destacar que além do MAPA, a comitiva da ABCZ, que também contou com o diretor Comercial da entidade, Bento Mineiro, o procurador jurídico, Cláudio Fontoura, e José Wilson Pereira Filho, da Credite Consultoria, assessora da entidade na capital federal, esteve na sede da CNA/Senar. Na instituição o grupo foi recebido pelo diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

ExpoZebu 2021. Ainda durante a agenda em Brasília (DF), as lideranças e autoridades do MAPA e CNA/ Senar receberam oficialmente os convites para ExpoZebu 2021, que será realizada entre os dias 1º e 9 de maio

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar