Português
17 DE NOVEMBRO DE 2020. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Gerente de fomento e supervisor do PMGZ visitam fazendas e apresentam detalhes do PMGZ em MT

Gerente de fomento e supervisor do PMGZ visitam fazendas e apresentam detalhes do PMGZ em MT

Membros da equipe técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu seguem cumprindo agenda de visitas a propriedades no Mato Grosso. O gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu e o supervisor do PMGZ, Fábio Ferreira, passaram a semana falando sobre melhoramento genético, trocando informações e alinhando ideias de interesse comum entre a ABCZ e propriedades referência no sistema de cria e produção de bezerros e touros de elevada qualidade genética nas regiões de Juara e Cáceres.

“Essa presença forte no campo cria uma sinergia entre a associação e os criadores onde conferimos in loco a evolução dos animais e apresentamos um resumo do desempenho genético atualizado de todo o rebanho no PMGZ” destaca Ricardo Abreu.

O supervisor do PMGZ, Fábio Ferreira, complementa destacando a importância da visita. “Esta ação foi muito importante, pois mostra com dados e gráficos como está à evolução do trabalho de melhoramento genético de cada um destes criadores. Oportunidade de demonstrar, debater, analisar e planejar para o futuro. Semana produtiva, visitando fazendas referência , bate-papo com pessoas qualificadas e experientes e a certeza de que as ferramentas disponibilizadas pelo PMGZ tem promovido ganhos genéticos e evolução constante no melhoramento genético dos zebuínos”, diz.

Os compromissos foram iniciados na Agro Maripá, parceira em todos os programas e projetos de melhoramento genético desenvolvidos pela ABCZ. O grupo foi o primeiro a fechar o contrato de 15 mil matrizes no PMGZ Comercial. “Nos sentimos honrados e agradecemos a ABCZ, através de seu presidente, Rivaldo Machado Borges Júnior, e de seu gerente de Fomento, Ricardo André Martins Abreu, pela visita especial. Sabemos que todos os resultados positivos se dão, principalmente, pela relação de parceria com os responsáveis pela associação e programa”, destaca o pecuarista Marcelo Baptista de Oliveira, proprietário da Agro Maripá, que recebeu os representantes da ABCZ juntamente com o assessor comercial, William Alves Pereira.

 

A segunda parada foi na Fazenda Porto do Campo, detentora da cinquentenária marca Nelore IF, fundada por Argeu Fogliatto, a seleção é pioneira no PMGZ. Na ocasião foram apresentados os dados e o planejamento genético da propriedade e nos pasto foi constatada a evolução do plantel. “Num calor de mais de 40 graus a adaptabilidade da raça Nelore em produzir carne através do capim é um ponto espetacular. Observamos vários animais tanto os touros jovens quanto fêmeas com a marca do CSG – Certificado de Superioridade Genética”, disse Ricardo Abreu.

Os representantes da ABCZ foram recebidos pelo gestor Robson Fogliatto. “Foi um grande prazer receber a equipe da ABCZ à Fazenda Porto do Campo. Esta ação mostra o empenho da entidade em estar perto do criador, ouvindo o nosso questionamento, vendo no campo o que está acontecendo e o que o melhoramento genético está promovendo dentro da cadeia do Nelore”, afirma Robson Fogliatto.

A Fazenda Camparino, do tradicional criador José Humberto Vilela Martins foi à terceira propriedade visitada. O pecuarista colabora expressivamente para a expansão do Nelore no Brasil há mais de 55 anos, há 15 anos passou a Gir Leiteiro e, posteriormente a raça Sindi.  Na visita foi comprovada a evolução das raças zebuínas em responder com elevada produtividade aos diferentes sistemas de produção. “Na Fazenda Camparino as condições são verticalizadas para altos índices de produtividade num sistema bem intensivo de nutrição e manejo. Observamos as categorias mais novas e constatamos a evolução e ganhos genéticos com a diminuição dos intervalos de gerações”, conta Ricardo Abreu. “A visita foi ótima, muito produtiva e me esclareceu o potencial dos programas e serviços da ABCZ”, afirma o selecionador José Humberto Vilela Martins, do Nelore Camparino.

Seguindo a rota, foram visitadas cinco propriedades do Grupo Cometa: Fazenda Furna Linda, Estância Cometa, Fazenda Maristela, Fazenda Santa Rita e Fazenda São Lucas.  “Tivemos uma visão geral dos sistemas de produção do Grupo Cometa nas diferentes fazendas. Isso é primordial para traçarmos o cronograma de atividades tanto na sequencia do PMGZ quanto na proposta de trabalho inicial do programa PMGZ Comercial para as fêmeas ‘cara-limpa’ do grupo” conta Ricardo Abreu.

A equipe da ABCZ foi recebida por Adalto Franco, gerente de pecuária e por Hélio Cesar de Oliveira, diretor comercial. “Foram dois dias de visita onde tivemos muita conversa proveitosa e produtiva para o Nelore Cometa. Foi muito importante tê-los em nossa fazenda, nos orientando e dando um norte para os rumos a serem tomados”, assegura Adalto Franco.

Vale destacar que a pecuária do Grupo Cometa, liderada por Francis Maris Cruz, possui mais de 40 anos de existência. “Nós do Grupo Cometa classificamos a visita como extremamente importante e muito produtiva. Foram visitadas três fazendas de gado PO e duas de gado comercial, sendo que nas propriedades de gado PO que a ABCZ tem feito acompanhamento ao longo desses anos, estamos colhendo ótimos frutos com relação que vai para o gado comercial. O estreitamento de relacionamento com a ABCZ está sendo fantástico! Tornamos esse relacionamento bem próximo nos últimos cinco anos e com isso a qualidade dos animais melhoraram significativamente”, destaca Hélio Cesar de Oliveira, diretor comercial do Grupo Cometa.

A viagem técnica foi encerrada na Fazenda Ressaca, de titularidade do grupo Nelore Grendene. A propriedade é considerada uma indústria de touros de excelência genética, que acabou formando um dos maiores plantéis da raça Nelore. Participante do PMGZ há mais de 8 anos, a seleção disponibiliza anualmente ao mercado mais de mil touros Nelore todos avaliados pelo programa da ABCZ e líderes para todas as características avaliadas. Com o foco nas fêmeas, os representantes da ABCZ analisaram vários lotes desde bezerras, novilhas, precoces paridas e lotes das doadoras. “É uma oportunidade ímpar ver in loco as matrizes responsáveis pela reposição e produção dos mais de mil touros por ano, muito volume e qualidade.” destaca Ricardo Abreu.

“Receber informações e esse olhar crítico e construtivo da ABCZ, através de sua equipe técnica qualificada, nos auxilia a contextualizar e dimensionar uma forma de trabalho ainda mais eficiente. Apoiamos e contribuímos com iniciativas e projetos da associação que visam a geração de informações confiáveis, qualificação produtiva das raças zebuínas e respaldo técnico internacional sobre a carne brasileira. Somos um dos maiores rebanhos Nelore do Brasil e importante comercializador de genética, e prezamos sempre por incrementar valor a pecuária de corte brasileira”, ressalta Hérica do Prado Pantz, coordenadora técnica de Pecuária do Grupo Grendene, que recebeu a equipe da ABCZ juntamente com o diretor de Pecuária, Ilson Ribeiro Corrêa.

 “É de extrema importância essa aproximação e ter a ABCZ no campo. Essa visita para nós foi uma surpresa e uma alegria, com a expectativa de que se repita mais vezes. Tivemos a oportunidade de tratarmos de muitos assuntos, e mais importante que ouvir foi poder falar, tirar duvidas e apresentar demandas. Nós gostamos de ser ouvidos e tivemos a oportunidade de tratar sobre todos os assuntos relevantes para o nosso trabalho”, diz o diretor de pecuária, Ilson Ribeiro Corrêa.

 

 

 























A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar