Embrapa Cerrados tem novo chefe-geral
O pesquisador Sebastião Pedro da Silva Neto é o novo chefe-geral da Embrapa Cerrados. O gestor foi escolhido pela Diretoria-Executiva da empresa após processo público de seleção e ocupará o cargo pelos próximos dois anos, com a possibilidade de renovação por duas vezes. A nomeação foi publicada no boletim de comunicações da Embrapa na última quinta-feira (5).
Sebastião Pedro substitui Claudio Karia, que ocupava o cargo interinamente desde 2016. O novo gestor é graduado em Agronomia e mestre em Genética e Melhoramento de Plantas. PhD em Biotecnologia Agrícola e também possui MBA em Gestão Empresarial. Ingressou como pesquisador na Embrapa Cerrados em 2008 e, desde 2010, coordena o programa de melhoramento genético de soja da Embrapa para o Cerrado. De 2015 a 2019, exerceu o cargo de chefe-adjunto de TT da Embrapa Cerrados e, de fevereiro a outubro de 2019, o de chefe da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN).
“Ficamos muito felizes e parabenizamos o pesquisador Sebastião Pedro pela nomeação. A ele e toda a nova equipe, meus votos de uma boa gestão, reforçando aqui esta grande parceria entre a ABCZ e a Embrapa no desenvolvimento do projeto ‘Integra Zebu’, que vai ajudar na recuperação de pastagens pelo país. Hoje, 70% delas estão degradadas, e também é função da ABCZ trabalhar para ajudar o produtor rural”, ressalta Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.
Vale destacar que a parceria entre as entidades teve início em 2013, com a implantação da Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Embrapa em Uberaba (MG). Para fortalecer a parceria, a ABCZ disponibiliza desde 2016 uma sala para a Embrapa em sua sede no Parque Fernando Costa. O espaço serve de apoio para os pesquisadores desenvolverem seus trabalhos na região.
Confira como ficou a equipe de gestão da unidade:
Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento: Lineu Neiva Rodrigues
Chefe-Adjunto de Transferência e Tecnologia: Fábio Gelape Faleiro
Chefe-Adjunto de Administração: Nilton Luiz da Silva