Gerente de Fomento e técnico de campo da ABCZ visitam propriedades parceiras
por Thaís Ferreira
Na última semana o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Ricardo Abreu e o técnico de campo, Divino Humberto Guimarães, visitaram propriedades parceiras da ABCZ nos estados de Mato Grosso (MT) e Goiás (GO). A ação teve como objetivo alinhar e fortalecer a parceria entre a Associação e criadores, através dos produtos e serviços da ABCZ.
“Essa interação com os criadores através das nossas visitas a campo faz parte da filosofia de trabalho das áreas de fomento e técnica da ABCZ. Essa forte presença no campo é fundamental para mostrarmos aos nossos parceiros as ferramentas e benefícios dos nossos programas como o PMGZ, na prática, na realidade de cada propriedade”, explica Ricardo Abreu.
O técnico de campo da ABCZ, Divino Humberto Guimarães, complementa destacando a importância das visitas. “Foi possível esclarecer questionamentos diversos dos criadores com relação ao PMGZ e fazer contato com criadores que ainda não conheciam o PMGZ corte. O que nos deixou com promissores novos adeptos ao programa. Tudo isso fundamentado na expressão que a matriz possui a mais importante função dentro da pecuária de corte e que na grande maioria das vezes o proprietário nem a conhece. E essa ferramenta – PMGZ – possibilita ao criador o levantamento dos índices zootécnicos de sua propriedade minimizando os equívocos nas tomadas de decisões, consequentemente dando um maior retorno econômico à atividade”, diz ele.
A agenda foi iniciada na Fazenda Pedra Branca, que tem como titular o criador João Batista de Andrade. A equipe técnica foi recepcionada pelo assessor pecuário, Vadinho Passariol. Durante a visita foram analisados os animais que serão ofertados no ‘1° Leilão Virtual de Reprodutores João Andrade & Convidados’, remate virtual, chancelado pelo Pró-Genética, que acontece no dia 14 de novembro, às 13h e apresentadas às premissas do programa PMGZ Comercial. “A visita foi muito importante! Somos parceiros da ABCZ há vários anos e acredito que o PMGZ também é muito importante no gado comercial. Sou do tempo antigo, mas hoje a tecnologia é a melhor ferramenta”, avalia Vadinho.
A Fazenda Vera Cruz, que tem como titular o selecionador Jairo Machado Carneiro Filho, foi à segunda propriedade visitada. Na oportunidade, foi realizada a classificação do lote de novilhas que serão ofertadas no ‘Leilão Elite Provada’, edição ExpoZebu 2021. A propriedade, que participa do PMGZ desde 2008, intensificou a seleção no programa com o registro e adesão de 730 novilhas, totalizando assim mais de 1.500 matrizes.
"Como fruto dessa visita da ABCZ em nossa propriedade o Nelore Vera Cruz, abre mais um projeto de seleção inserindo o gado comercial, no projeto PA (Puro por Avaliação), onde será feito o teste de progênie dos touros jovens identificados no rebanho seleção PO, podendo assim contribuir com informações técnicas de abate e esperando contribuir com a pecuária nacional. Projeto este, fruto dessa visita e da presença constante da ABCZ no nosso plantel.Meu muito obrigado Ricardo Abreu e Divino Humberto pelo incentivo", salienta Jairo Machado.
A Fazenda Santa Filomena das Águas, detentora da marca Nelore Pronel e que tem como titular o criador Ivan Szeligowski Ramos foi à terceira fazenda visitada. Durante a visita foi apresentada a safra 2019 de touros jovens e as fêmeas do núcleo precoce. O criatório está no PMGZ desde 2012 e tornou-se uma grande referência em touros e fêmeas melhoradoras. “A visita foi excelente! Esta ação é muito importante para tirar dúvidas sobre o PMGZ e saber que o programa está crescendo. Pretendemos usá-lo cada vez mais, porque os programas de avaliação são importantíssimos”, avalia Raimundo Baldoino Matos, gerente do criatório.
Os representantes da ABCZ também visitaram algumas fazendas do Grupo Savegnago, dos irmãos Toninho e Chalim Savegnago. A agenda foi finalizada na 2A Agropecuária, condomínio formado pelos pecuaristas Leonardo Ferreira Duarte e Rafael Garcia de Queiroz. A propriedade participa do PMGZ desde fevereiro de 2019. “Estamos muito satisfeitos com os resultados do trabalho desenvolvido pela ABCZ com o PMGZ. A nossa evolução em curto prazo foi constante, somos novos no trabalho de cria e temos um caminho para trilhar no crescimento conjunto com a Associação”, ressalta Leonardo.