Português
04 DE NOVEMBRO DE 2020. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

ABCZ manifesta apoio a pedido da CSCBOV, referente a controle da cisticercose no país

ABCZ manifesta apoio a pedido da CSCBOV, referente a controle da cisticercose no país

Por Mário Sérgio Santos

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) encaminhou na última quinta-feira (29) um ofício à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, manifestando total apoio ao ‘Ofício nº 04/2020/CSCBOV’, da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina. O documento, que prevê considerações sobre a recente alteração do artigo 185 do Decreto 9.103/2017, tem como objetivo promover, por meio de uma série de ações, maior controle e erradicação da cisticercose bovina no país.

“A ABCZ, como maior entidade da pecuária zebuína no país, entende que qualquer ação que tenha como objetivo garantir maior segurança sanitária para o nosso rebanho é extremamente importante. Nesse sentido, manifestamos publicamente nosso apoio a esse ofício da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, onde somos muito bem representados pelo conselheiro Francisco Olavo Pugliesi de Castro. Também solicitamos o apoio da nossa ministra Tereza Cristina, no maior controle dessa zoonose causadora de muitos prejuízos financeiros ao produtor de gado de corte”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Rivaldo Júnior ressalta que no documento encaminhado para a ministra Tereza Cristina está também a solicitação de apoio para a prorrogação do prazo registrado no artigo 185 do Decreto 10.468/2020 para 48 meses. O pedido, destacado no ofício da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, se faz necessário para a ‘constituição de um projeto de saúde voltado ao controle e erradicação desta zoonose, adequação no setor e obtenção dos resultados desta ação’.

“Além desse pedido de apoio, claro, destacamos também nossa disponibilidade em colaborar no que for necessário para que a cisticercose bovina seja efetivamente erradicada em nosso país, com a certeza de que uma parceria entre todos os elos da cadeia produtiva e o MAPA é extremamente necessária para que possamos evitar prejuízos ao nosso setor”, conclui o presidente.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar