Bezerros participantes do ?Zebu: Carne de Qualidade? passam por mais uma pesagem
Seguindo o cronograma do ‘Zebu: Carne de Qualidade’, os animais participantes do programa passaram por mais uma importante etapa da prova nesta quarta-feira (30). Trata-se de mais uma pesagem intermediária, sendo a quinta avaliação de peso dos animais desde o início da prova, somando também as pesagens de entrada e inicial.
Sobre a média de ganho de peso, considerando desde a pesagem de entrada, em 10 de junho, houve um ganho médio diário de 713 gramas. Já a partir de 5 de agosto, quando iniciou-se oficialmente a prova após o período de adaptação, o ganho registrado é de 666 gramas. “O manejo nutricional está acertado, já que estamos suprindo a necessidade de crescimento e ganho de peso dos animais nesse período, sendo destacado o potencial genético dos participantes”, ressalta Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, destacando ainda que as pesagens continuarão a ser feitas a cada 28 dias.
O processo desta vez também foi marcado pela participação de pesquisadoras da Embrapa Pecuária Sudeste, que desenvolvem uma pesquisa com os animais, paralela aos trabalhos desenvolvidos pelo ‘Zebu: Carne de Qualidade’. “Durante a nossa participação na pesagem, coletamos amostra de fezes desses bezerros, e elas serão usadas em um projeto de pesquisa que está sendo construído para detectar a presença de elementos como bactérias, e de que forma eles estão relacionados ao desenvolvimento e produção dos animais. Já desenvolvemos esse trabalho com animais da Embrapa, e com os estudos realizados até agora já verificamos algumas informações importantes como, por exemplo, a relação desses elementos com a emissão de metano”, destaca a pesquisadora Luciana Regitano, que complementa revelando que durante a visita também foram coletadas informações sobre o temperamento dos animais, para um trabalho que está sendo desenvolvido pela pesquisadora Cintia Marcondes.
Sobre o programa. Nesta, que é a primeira edição do ‘Zebu: Carne de Qualidade’, participam exemplares de bezerros Nelore, que foram doados por criadores de todas as regiões brasileiras. Somando todas as etapas do programa, a previsão é de que ele tenha duração total de 14 meses, com três etapas bem pontuadas. São elas, uma prova de ganho de peso a pasto, que segue em desenvolvimento, outra em confinamento, e, finalizando, um abate técnico.
A previsão da ABCZ é de que nas próximas edições todas as raças zebuínas sejam contempladas.