28 DE SETEMBRO DE 2020. POR FAEZA REZENDE

Nota pública contra venda do Parque de Exposição de Salvador

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem a público manifestar seu apoio ao movimento encabeçado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) contra a venda do Parque de Exposições de Salvador. O anúncio do governo baiano da comercialização do local causa espanto e indignação em toda a classe agropecuária.

Afinal, o agronegócio baiano representa cerca de 24% do Produto Interno Bruto do estado e, sabemos, que as exposições são eventos importantíssimos para o fomento do setor, não só dos segmentos produtivos como da indústria. Portanto, mais do que um local para realização de feiras, o Parque de Exposições de Salvador, assim como todos os parques espalhados no país, representa um instrumento para geração de emprego e renda, sendo vital para a continuidade dos negócios.

Além disso, em especial para nós pecuaristas, as feiras representam a oportunidade para difusão de tecnologias que garantem o melhoramento genético dos rebanhos, aumentando a produtividade, a competitividade e a eficiência. Com muito orgulho, participamos anualmente das exposições e somos testemunhas do avanço do Zebu no estado.

Temos total certeza de que o volume financeiro gerado pelo agronegócio baiano é capaz de manter o funcionamento do Parque.

Assim, certa da compreensão das autoridades competentes, a ABCZ pede publicamente que o governo reconsidere a decisão, mantendo a sensatez e cumprindo com o dever – básico - de zelar pela economia baiana, como sempre fez.

Rivaldo Machado Borges Júnior
presidente da ABCZ