ABCZ será destaque em apresentação de circuito nacional de webinars
por Thaís Ferreira
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o desenvolvimento das raças zebuínas serão destacados durante o “I Webinar: Aspirantes e Projetos de Geoparques no Brasil”, série de encontros virtuais, promovida pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e Comissão de Geoparques da SBG (CG-SBG). Ao todo, serão realizados quatro encontros virtuais, sendo um por semana, sempre às sextas-feiras, entre os dias 18 de setembro e 09 de outubro, que apresentarão temáticas relacionadas a projetos de Geoparque no Brasil.
A apresentação do ‘Projeto Geoparque Uberaba: um fragmento fóssil integrando gigantes de uma terra’ será realizada no dia 02 de outubro, às 10h45, integrando o tema: “Ações de Sucesso em Aspirantes e Projetos de Geoparques do Brasil”. Na oportunidade serão apresentadas as ações em desenvolvimento para que a região conquiste a chancela da Unesco para integrar a Rede Global de Geoparques. O tema será apresentado pelo paleoartista uberabense conhecido internacionalmente, Rodolfo Nogueira.
“Nesse evento teremos a oportunidade de falar de sucessos que tivemos nesta empreitada. Acredito que me convidaram para a apresentação porque eu sou um exemplo de como um Georparque pode impactar a vida das pessoas. Eu garotinho fui tocado pela riqueza natural daqui, e só tive a oportunidade de ver isso porque existia um trabalho de estudo dos fósseis e espaços trabalhados para sua exibição e valorização. Isso modificou minha vida inteira, deu propósito e funcionou como um chamado para contribuir com aquilo. Hoje tenho a honra da oportunidade de estar envolvido, usando as habilidades que aprendi para retratar nosso passado e quem sabe tocar outras crianças no futuro para que mais e mais pessoas sintam-se pertencentes a Uberaba, para que elas se apropriem das riquezas dessa Terra de Gigantes e arrumem nossa casa para recebermos visitantes”, salienta o paleoartista.
A ABCZ é uma das instituições envolvidas no Geoparque Uberaba, projeto que ressalta as três principais potencialidades da cidade: a pecuária zebuína, a religiosidade e a paleontologia. O protocolo de intenções foi assinado pelas entidades parceiras, durante a abertura oficial da 83ª ExpoZebu. O Parque Fernando Costa, sede da Associação, abriga o primeiro sítio do projeto a ser inaugurado. O 'Sítio ABCZ’ é composto por três espaços: Museu do Zebu, Museu a céu aberto e a sede da entidade. “O Geoparque Uberaba é um projeto muito importante. Desenvolver o turismo e a economia de Uberaba também é uma das ações da ABCZ, e iniciativas neste sentido tem nosso apoio”, destaca o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, que, desde o início acompanha o desenvolvimento do projeto.
O projeto Geoparque Uberaba foi idealizado por Luiz Carlos Borges Ribeiro, conselheiro da ABCZ, vice-presidente do conselho Diretor da FAZU e geólogo da UFTM. O especialista também é o representante do estado de Minas Gerais na 'Comissão de Geoparques', da Sociedade Brasileira de Geologia e coordenador do GT – Geologia e Paisagem. “Este evento é o maior já realizado no Brasil e vai permitir o fortalecimento dos geoparques no âmbito das políticas públicas como geradores de renda através do turismo. O nosso desejo é uma maior atenção das instituições governamentais para a criação de um setor responsável para apoiar o envio dos geoparques para a Unesco Paris. Nós do Projeto Geoparque Uberaba vamos mostrar a força de nossos gigantes colocando Uberaba na rota do turismo nacional e buscar até dezembro de 2022 a chancela da Unesco como membro da rede mundial de geoparques”, explica Luiz Carlos.
Além da ABCZ, o projeto tem parceiros como a Prefeitura Municipal de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Sebrae e outras instituições envolvidas. O Instituto Agronelli, presidido pelo diretor da ABCZ, Marco Túlio Paolinelli é um exemplo de pessoa jurídica que acredita no projeto. “Para nós é muito interessante participar de um projeto cultural onde o Museu do Zebu está inserido. O Instituto Agronelli acredita que investimentos em ações como estas são essenciais no desenvolvimento urbano e geram benefícios para toda a população”, afirma o empresário, revelando que futuramente a Fazenda Agronelli será um dos sítios do projeto Geoparque Uberaba destinados a educação ambiental.
O “I Webinar: Aspirantes e Projetos de Geoparques no Brasil” será transmitido nas redes sociais da Sociedade Brasileira de Geologia; Facebook, Instagram e Youtube (@sbgeologia). Os eventos contarão com a participação de representantes de diferentes entidades internacionais e nacionais - UNESCO Latinoamerica e Araripe Geoparque Mundial UNESCO, Escritório UNESCO Brasil, Serviço Geológico do Brasil - CPRM, Ministério do Turismo e diversos aspirantes e projetos de geoparque brasileiros.