Museu do Zebu recebe doação de acervo de revistas especializadas em agronegócio
Por Mário Sérgio Santos
O maior acervo histórico e cultural já catalogado das raças zebuínas no Brasil ganhou nesta quinta-feira (10) mais um importante complemento. Trata-se de cerca de 500 exemplares de revistas especialistas em agronegócio, que foram doadas ao Museu do Zebu.
“Essa doação vem complementar esse grande acervo que nós já detemos, que na verdade a gente pode dizer, sem sombra de dúvidas, que é o maior no Brasil, com as maiores coleções sobre o Zebu. Com certeza, irá complementar bastante o trabalho que já desenvolvemos aqui”, comemora o gerente do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo.
A coleção, que reúne exemplares históricos, como a 12ª edição da revista ‘O Zebu’, lançada em junho de 1943, e a 1ª edição de ‘O Zebu no Brasil’, publicada em outubro de 1972, foi doada pelo pecuarista Gilmar Cordeiro. “Meu pai era criador e fazia a assinatura das revistas. Ele foi guardando esse material e quando eu me alfabetizei, e comecei a me interessar pelo gado, busquei nessas revistas as fontes do Zebu antigo, por meio da história dos grandes animais e dos grandes criatórios. Eu sempre tive interesse e fui guardando esse material que começou com ele. Agora, com essa doação, a gente sente que vai ter uma lembrança eternizada no museu”, destaca.
A previsão é de que parte do material, que a partir de agora será catalogado e digitalizado, já seja exposta na próxima mostra lançada pelo Museu do Zebu, prevista para a ExpoZebu 2021. “Enquanto isso, quem já quiser ter acesso a publicações como essas, pode acessar o portal Zebu.org, onde é possível, inclusive, baixar o arquivo digital e fazer pesquisas por meio de palavras-chaves”, revela Riccioppo.
Para acessar a hemeroteca do Zebu.org, clique aqui.