Metrô de São Paulo (SP) recebe exposição sobre ?Turma do Zebuzinho? e Uberaba
Em mais uma parceria entre a ABCZ, por meio do Museu do Zebu, com a editora Bela Vista Cultural, o desenvolvimento e a importância das raças zebuínas para a economia nacional ganharam destaque em um dos pontos de maior movimentação de público no país. Trata-se de mais uma exposição comemorativa e itinerante nas estações do sistema de transporte metroviário de São Paulo, um dos maiores e mais movimentados da América Latina. A mostra, alusiva a 7ª edição da revista ‘Turma do Zebuzinho’, já pode ser visitada por turistas e usuários do transporte coletivo.
“Estamos falando de uma exposição em painéis, com partes do conteúdo da revistinha. Uma iniciativa que, claro, vai ao encontro da nossa grande proposta que é o de destacar sempre a importância do Zebu para o desenvolvimento econômico e cultural do nosso país. E essa exposição, especificamente, tem uma função ainda mais especial nesse período onde outras iniciativas estão mais limitadas por conta da pandemia. Dessa forma, se o publico não pode vir ao Museu e as nossas feiras, a história do nosso Zebu vai até ele”, destaca Thiago Riccioppo, gerente do Museu do Zebu.
Ele destaca ainda que a iniciativa já desponta como uma segunda mostra realizada no sistema metroviário da cidade de São Paulo, onde a presença do Zebu também foi contemplada.
“Tudo começou por meio de um trabalho muito interessante que foi patrocinado pela empresa Via Quatro no ano passado, na ocasião das comemorações dos 465 anos da capital paulista. Na época, uma exposição também foi montada, com uma linguagem muito interessante, mostrando dois personagens que realizaram uma viagem pelo tempo para contar a história da cidade. Foi um sucesso e sugerimos que também fizéssemos uma exposição sobre Uberaba, que completaria 200 anos em 2020. Como o Município é sede da ABCZ, e tanto a entidade quanto o gado Zebu fazem parte dessa história, eles também foram contemplados nessa exposição”, explica o editor Fábio Ávila, revelando ainda que a exposição sobre o município mineiro foi realizada entre os dias 6 de maio e 31 de julho de 2020, passando por três diferentes estações metroviárias.
Ávila complementa destacando que a partir do sucesso da exposição sobre Uberaba foi que surgiu a ideia de uma nova mostra itinerante, mas com trechos da revista ‘Turma do Zebuzinho’, que também, de forma didática e lúdica, conta a história do gado Zebu. “Por fim uma exposição ficou bastante integrada com a outra, já que a atual edição da revistinha também trata do bicentenário de Uberaba, mostrando o impacto do Zebu para o desenvolvimento do município e da região. Também temos tido uma boa repercussão, pois apesar da pandemia ter diminuído a quantidade de pessoas circulando pelas estações, continuamos falando de milhares de usuários por dia, passando por nossa exposição”, destaca.
Vale destacar que a exposição ‘Turma do Zebuzinho’ no sistema metroviário de São Paulo segue até o dia 30 de novembro, em caráter itinerante. Pelo cronograma da mostra, três estações devem receber os painéis, sendo que a ‘Estação Adolfo Pinheiro’ foi a primeira, sediando a exposição entre os dias 3 e 31 de agosto. Em seguida a mostra foi montada na ‘Estação Eucaliptos’, onde permanece até o dia 30 de setembro. Já o encerramento do projeto será na ‘Estação Campo Belo’, entre 2 e 30 de novembro.