Animais participantes do programa ?Zebu: Carne de Qualidade? passam por pesagem inicial
Por Mário Sérgio Santos
A quarta-feira (05) foi marcada por mais uma importante etapa no programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’. Seguindo o cronograma da prova, os 105 animais participantes passaram pela pesagem inicial. O processo avaliou a situação dos bezerros após o fim do período de adaptação, que durou 56 dias.
“Essa é uma etapa muito importante, pois já demonstra como os animais estão respondendo ao manejo e a dieta propostos para essa primeira etapa do programa. E os resultados são bastante satisfatórios. Tivemos a pesagem de entrada no dia 10 de junho, e com a evolução registrada até agora já temos um grande indicativo da superioridade genética desse grupo”, ressalta Luiz Antonio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.
Ele destaca ainda que entre os resultados apurados está o peso médio dos animais, que ficou em 289 kg, sendo que o ganho médio ao longo do período de adaptação foi de 43 kg. Ou seja, 0,768 kg/dia.
“Queremos propiciar um ganho de peso contínuo, que nos dê ao final da prova a pasto um animal pronto para entrar em confinamento. Pelos resultados apresentados até agora já podemos perceber que temos animais com uma genética de excelente qualidade e uma pastagem que oferece um valor nutricional adequado para um ganho de peso continuo”, complementa Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, destacando ainda que ao longo do programa também serão levantadas informações referentes a todas as despesas com a prova para, ao final, com o abate, concluir o fluxo de caixa da pesquisa.
Sobre a rotina de pesagens, Fraga explica ainda que os animais serão submetidos a elas a cada 28 dias, até 17 de março do ano que vem, quando será realizada a pesagem final. O curto prazo entre as avaliações segue a proposta de um estudo ainda mais completo para conseguir acompanhar o ganho de peso do grupo em diferentes períodos do ano.
O pesquisador da Epamig, Leonardo Oliveira, que acompanha a nutrição e o manejo dos animais, também destaca os bons resultados registrados na pesagem. “Nós estamos realizando um manejo para potencializar a qualidade genética desses animais, e já conseguimos perceber isso. Na primeira fase, que correspondeu aos 28 primeiros dias da prova, eles ganharam, em média, 500g. O que já era esperado, considerando esse período de estresse da desmama. Já na segunda fase registramos 1.073g, e, com isso, fechamos o período de adaptação com um ganho médio em peso superando 750 gramas. Isso é espetacular, pois comprova a adaptação deles ao nosso sistema de manejo e nutrição”, diz ele, reforçando que o planejamento é de que até o final de outubro o ganho em peso desses animais mantenha a média de 700g.
Sobre o programa. Nesta, que é a primeira edição do ‘Zebu: Carne de Qualidade’, participam exemplares de bezerros Nelore, que foram doados por criadores de todas as regiões brasileiras. Somando todas as etapas do programa, a previsão é de que ele tenha duração total de 14 meses, com três etapas bem pontuadas. São elas, uma prova de ganho de peso a pasto, que segue em desenvolvimento, outra em confinamento, e, finalizando, um abate técnico.