Fazenda Marambaia adere ao PMGZ e ao PMGZ Comercial
A Fazenda Marambaia, em Curinópolis (PA), acaba de somar forças ao Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e ao PMGZ Comercial, programas desenvolvidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). “Estamos animados com a adesão ao PMGZ Comercial. Acredito que esta parceria irá complementar nosso trabalho com a raça Nelore. Há anos temos um trabalho de seleção do gado comercial com uso da inseminação artificial e descarte de matrizes subférteis ou improdutivas, porém, faltava o suporte técnico de um programa de melhoramento para alavancar e direcionar nosso trabalho”, destaca o criador, José Ulisses Guimarães, titular da Fazenda Marambaia.
O gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, explica que, a princípio, serão 238 matrizes avaliadas no PMGZ Comercial e 87 fêmeas PA no PMGZ. "O estado do Pará possui aproximadamente 6 milhões de fêmeas de corte em idade de emprenhar e é o quarto estado que mais utiliza a técnica da inseminação artificial. Com a valorização do sistema de cria e o foco nas fêmeas o programa PMGZ Comercial vem atender as necessidades do criador de conhecer melhor o seu rebanho. Nesse intuito parabenizamos o criador José Ulisses Guimarães pela confiança na ABCZ com a adesão ao PMGZ Comercial”, diz.
A classificação das fêmeas, fase de implantação do PMGZ Comercial foi realizada entre os dias 29 e 30 de junho. “O Ulisses juntamente com seu pai, são criadores de Nelore PO há muito tempo, distribuindo sua genética pelo estado através da venda de touros e utilizando seus próprios touros no rebanho comercial, onde construiu uma base genética consistente. E agora com a adesão do PMGZ Comercial ele vai ter disponível as avaliações genéticas deste rebanho e utilizar como ferramenta para o seu processo de seleção, avaliando seus touros, matrizes e sua produção no rebanho comercial. Esse programa vai ajudá-lo na sua seleção e descarte, oferecendo ao mercado animais com certificação comprovada de qualidade genética”, detalha técnico da ABCZ, Carlos Gil, responsável pelo atendimento ao criador.
Os dados do rebanho seguem agora para cadastro no software Produz, após o processo, será possível realizar a coleta de dados a campo dos animais registrados e comerciais no mesmo software, facilitando o manejo e gestão do rebanho, através das ferramentas oferecidas pelo Produz.