Minas Gerais terá ?1ª Feira Virtual de Touros Pró-Genética?
Em meio à pandemia da Covid-19 e recomendação de isolamento, o Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino de Minas Gerais), decidiu lançar sua versão online para manter seu principal objetivo: promover a comercialização de animais geneticamente superiores e impulsionar a rentabilidade dos pequenos e médios produtores rurais.
A ‘1ª Feira Virtual de Touros Pró-Genética do Triângulo Mineiro’ acontecerá de 1º a 7 de agosto. O evento é uma parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater, Epamig, IMA e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.
“Com os eventos presenciais adiados, precisávamos viabilizar uma forma de continuar ofertando touros melhoradores. Este é o momento de nos reinventarmos para continuar entregando o que sempre defendemos: a melhoria genética do rebanho bovino brasileiro”, pontua Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ que nas últimas gestões da Associação integrou a diretoria como diretor responsável pelo programa.
O diretor do Pró-Genética, Jorge Antônio Pires de Miranda, destaca a importância do evento. “O mercado pecuário no Brasil passa por um momento ímpar de valorização do preço do boi gordo e ainda mais no preço de bezerros. Com isto, esta feira ajudará a incluir mais produtores rurais numa pecuária mais eficiente e lucrativa, que passa pelo uso de touros zebuínos PO”, afirma Jorge Pires.
Para convidar os produtores a participarem da feira, a Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, gravou uma mensagem em vídeo. "Nesta oportunidade serão ofertados animais de excelente qualidade genética. Os técnicos da Emater estarão à disposição para elaborar projetos de crédito rural e esclarecer dúvidas sobre linhas de financiamento, taxas de juros e atualização de cadastros junto aos bancos. Os técnicos da Seapa e das vinculadas também estarão à disposição para esclarecer dúvidas. Produtores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, não percam esta oportunidade. Juntem-se aos mais de 14 mil produtores que já melhoraram seus rebanhos por meio de animais adquiridos nos eventos do programa", destaca Ana Maria Soares Valentini.
A feira virtual seguirá o regulamento e as regras das feiras presenciais, sendo que, para o formato online, os interessados devem no ato da inscrição anexar um vídeo do animal. Os reprodutores precisam estar inscritos no Pró-Genética Online.
O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Gustavo Laterza destaca a importância das parcerias entre as entidades. “A primeira Feira Virtual do Pro-Genética e Pro-Femeas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba traz uma importante inovação ao programa: usar as tecnologias digitais para aproximar as pessoas visando compartilhar conhecimento e ofertar alternativas de soluções para o seu negócio, que neste caso, a oportunidade da genética superior melhoradora com registro genealógico. Destaco o trabalho construído com as parcerias, unindo agentes públicos e privados, criadores e produtores rurais com o objetivo comum de promover o desenvolvimento e progresso da pecuária”, diz.
A iniciativa tem o apoio dos agentes financiadores Banco do Brasil, Caixa e Sicoob. As inscrições podem ser feitas até às 8h do dia 29 de julho. Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (34) 3319-3915, (34) 3319-3880 e (34) 3319-3888 ou pelos e-mails lauro@abcz.org.br, edson.filho@abcz.org.br e rafael.oliveira@abcz.org.br