Português
26 DE JUNHO DE 2020. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Fazu recebe doação histórica de animais de excelente linhagem genética da Agro Maripá

Fazu recebe doação histórica de animais de excelente linhagem genética da Agro Maripá

Foram doadas fêmeas bovinas das raças Nelore e Gir, equinos da raça Mangalarga Marchador e caprinos Saanen

 

por Daniela Miranda- assessoria de imprensa FAZU

 

 Em dia histórico, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu, nesta quinta-feira (25), a visita do pecuarista e proprietário da Agro Maripá, Marcelo Baptista de Oliveira, e de sua esposa, Sophia Baptista de Oliveira. O objetivo foi entregar treze animais melhoradores e selecionados geneticamente doados para enriquecer o plantel da Fazu. Fazem parte da doação: três novilhas Nelore, prenhas; três vacas Gir, de linhagem indiana, sendo uma com bezerra ao pé; duas éguas, prenhas, e um potro Mangalarga Marchador; duas cabras e um reprodutor Saanen, provenientes de linhagens francesas.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no enfrentamento à covid-19, o Sr. Marcelo foi recepcionado pelo presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Rivaldo Machado Borges Júnior, o presidente do Conselho Diretor da Fundagri (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), Jairo Machado Borges Furtado, o diretor executivo da Fazu, Celio Eduardo Nascimento Vieira, o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, e colaboradores das Instituições envolvidas.

A doação surgiu por meio dos colaboradores da Fazu, o zootecnista Sávio Caldeira, e a professora Camila Raymundo, que, durante a ExpoGenética 2019, conheceu o Sr. Marcelo e pediu contribuição para o setor de Equideocultura da Fazu. “O Sr. Marcelo nos surpreendeu oferecendo, além da doação de éguas, como pedimos, a doação de matrizes zebuínas e animais caprinos. Nunca esqueço deste momento, fiquei muito feliz e agradecido como supervisor da Fazenda Escola da Fazu”, comenta Sávio.

Com olhar visionário e atento à importância do ensino e da pesquisa, o Sr. Marcelo conta sobre a iniciativa. “É interessante que os alunos entendam o funcionamento de uma fazenda e a relevância destas raças para o desenvolvimento do agronegócio. Estou muito feliz e orgulhoso por realizar esta doação para Fazu. Sabemos que o conhecimento faz a diferença, e por isso o valorizamos”, destaca.

O presidente da ABCZ agradece o Sr. Marcelo e destaca o significado dessa ação. “Hoje é um dia muito especial para ABCZ como instituidora da Fazu. O Marcelo abriu um leque de oportunidades para todos alunos, professores e pesquisadores da faculdade. Agradeço imensamente a este grande pecuarista e empresário, pois através desta semente plantada hoje, muitos outros pecuaristas irão contribuir com o plantel de raças zebuínas da Fazu”, afirma Rivaldo Jr.

Criador de cavalos da raça Mangalarga Marchador há mais de 40 anos, o Sr. Marcelo fundou a Agro Maripá com o objetivo de produzir geneticamente cavalos de andamento confortável para cavalgadas, com galope equilibrado e aptidão para a lida das fazendas. Atualmente, a Agro Maripá seleciona também bovinos de corte da raça Nelore e leiteira da raça Gir, além de caprinos da raça Saanen.

"Os animais doados pelo Sr. Marcelo vão contribuir em diversas áreas acadêmicas, sendo na reprodução e melhoramento genético, morfologia e conformação, acasalamentos dirigidos, nutrição específicas, dentre outras. A doação traz para os alunos uma gama de informações e qualidade técnica de excelência”, comenta a professora Camila.





A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar