Técnicos da ABCZ nas regiões norte, centro-oeste e sul participam de treinamento virtual
Por Mário Sérgio Santos
Seguindo a agenda dos treinamentos técnicos regionais promovidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na última semana foi a vez de técnicos de Campo das regiões norte, centro-oeste e sul participarem das atividades. A capacitação, que foi realizada nos dias 18 e 19 de junho, contou com a presença virtual de 19 profissionais dos estados do Acre, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Rondônia.
“O treinamento dessa semana segue um cronograma que, dessa vez, estamos desenvolvendo virtualmente em função da pandemia. Até porque o trabalho da ABCZ não parou, e essa capacitação para atualização e apresentação de novos processos é apenas uma das atividades que foram adaptadas a essa realidade. Seguimos trabalhando incansavelmente para o desenvolvimento das raças zebuínas por meio do melhoramento genético, e essa capacitação faz parte da nossa agenda anual”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.
O diretor Técnico da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, complementa explicando que, assim como aconteceu no início do mês, com outros técnicos das regiões sul e sudeste, os participantes de agora tiveram a oportunidade de receber atualizações importantes sobre todos os conteúdos e ferramentas de melhoramento genético desenvolvidos pela ABCZ. “Nessa lista, claro, estão o PMGZ e a Genômica. Durante os dois dias de treinamentos apresentamos as perspectivas para o programa, tanto na modalidade tradicional como na Comercial, além de promover a atualização dos nossos demais serviços e programas técnicos. Nessa lista, contempla-se o Pró-Genética, o PNAT, e o Zebu: Carne de Qualidade”, ressalta.
Vale destacar que as próximas etapas serão realizadas no mês que vem, sendo que nos dias 2 e 3 com a participação de técnicos de Campo da região Nordeste e outros estados do Sudeste, incluindo Espírito Santo e Rio de Janeiro. Já nos dias 16 e 17 julho o treinamento é voltado para os profissionais da equipe em Uberaba e Belo Horizonte (MG), além de Campo Grande (MS).
Confira abaixo o depoimento de alguns técnicos que já participaram do treinamento:
André Borges (ABCZ Cuiabá)
“Nesses tempos difíceis, o modelo virtual para encontros técnicos é uma solução moderna, eficaz e barata. Classifico este encontro como excelente, com assunto de muita importância para o nosso dia a dia. Como esse modelo é mais fácil, penso que devíamos fazer mais alguns, ainda dentro deste ano. Agradeço a possibilidade de participar”.
Fábio Ferreira (ABCZ Cuiabá)
“O encontro técnico está sendo uma oportunidade importante de troca de experiências e revisão de critérios de melhoramento genético. Tenho certeza que toda a equipe está focada e motivada em auxiliar os criadores com as ferramentas disponíveis, a fim de tornar os processos de seleção ainda mais eficientes e rentáveis, promovendo, assim, a evolução constante do PMGZ e o sucesso dos participantes”.
José Pankoswi (ABCZ Cuiabá)
“O Encontro Técnico Virtual possibilitou a troca de informações e conhecimento, atualizando conceitos de melhoramento genético, esclarecendo nossas dúvidas e buscando padronizar o atendimento do PMGZ ao nosso associado. Parabéns presidente, diretoria e área técnica”.
Guilherme Pereira (ABCZ Ji-Paraná)
“Parabéns a ABCZ pela iniciativa desse Treinamento, pois é muito importante essa troca de experiências entre nós, técnicos, com a diretoria e as superintendências da ABCZ, alinhando as diretrizes do maior programa de melhoramento genético de zebuínos do mundo. Somos Força Total no camPO!”
Aurélio Vilela (ABCZ Redenção)
“Os eventos de capacitação proporcionam ao corpo técnico a oportunidade de informar a diretoria e superintendências as demandas pontuais de cada região, a fim de padronizar e ofertar ao criador mais qualidade nos serviços prestados, alcançando um nível ainda maior de excelência na aplicação do PMGZ”.
Marcello Cembranelli (ABCZ Porto Alegre e Santa Catarina)
“Excelente iniciativa da ABCZ, juntamente com a equipe técnica! Uma imersão profunda em melhoramento genético, revisando conceitos, alinhando conhecimentos e, mais do que isso, uma troca de experiências fantástica entre os técnicos que vivenciam o PMGZ diariamente”.
Cândido França (ABCZ Rio Branco)
“Gostaria aqui de parabenizar o presidente e a diretoria Técnica da ABCZ, por este encontro onde temos a oportunidade de rever conceitos e conhecer novas ferramentas do PMGZ, com muita troca de informações e conhecimentos, em altíssimo nível. Outro grande passo da ABCZ para oferecer mais aos seus associados, no que se refere a melhoramento genético do gado puro (PO), como também para os rebanhos comerciais. É a ABCZ mais próxima do corpo técnico e do criador, com força total no Campo!”