Português
15 DE JUNHO DE 2020. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Gerente de Fomento e técnico de campo da ABCZ visitam a Cia Mate Larangeira parceiro do PMGZ

Gerente de Fomento e técnico de campo da ABCZ visitam a Cia Mate Larangeira parceiro do PMGZ

Membros da equipe técnica da ABCZ seguem cumprindo agenda de visitas a propriedades referência em melhoramento genético de zebuínos no Mato Grosso do Sul. Na última quarta-feira (10) o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu e o técnico de Campo, Horácio Alves Ferreira Neto, estiveram na Fazenda Santa Virgínia da Cia Mate Larangeira localizada em Ponta Porã (MS), parceira do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) na raça Guzerá.

A equipe da ABCZ foi recepcionada por Raul Francisco Mendes Prates, diretor presidente da Cia Mate Larangeira e por Leandro Kendi, gerente de pecuária do criatório. Durante a visita foi apresentado o relatório do PMGZ do rebanho PO da raça Guzerá considerando os dados da avaliação genética 2020-1 e demonstrado os procedimentos para o programa PMGZ Comercial da vacada base Guzonel da fazenda.  Também foram apresentadas as doadoras, animais jovens e as progênies do bi-grande campeão da ExpoZebu da raça Guzerá 2015 e 2016 o touro Globo FIV da CM.

“A Fazenda Santa Virgínia possui 194 matrizes ativas da raça Guzerá no PMGZ e vem utilizando as informações geradas pelo programa com acuidade na melhoria do rebanho comprovado pela ótima tendência genética em todas as características avaliadas", ressalta o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu.

O técnico de Campo da ABCZ, Horácio Alves Ferreira Neto complementa explicando as próximas estratégias de trabalho. “Traçamos o cronograma de atividades e diretrizes para a avaliação das fêmeas Guzonel no programa PMGZ Comercial. Todo o know how e evolução na seleção do rebanho através do PMGZ. Vamos realizar isso na vacada através do PMGZ Comercial”, destaca.

O gerente de pecuária do criatório, Leandro Kendi destacou a importância da visita e da parceria nos programas e projetos de melhoramento genético desenvolvido pela ABCZ. “A visita foi muito oportuna, pois foi demonstrada a evolução de nosso plantel Guzerá PO com a utilização do PMGZ e a apresentação de como o PMGZ Corte pode auxiliar na melhora do nosso rebanho comercial, identificando matrizes que não agregam valor genético e financeiro”, diz.

 



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar