Membros da equipe técnica da ABCZ visitam propriedade parceira no PMGZ em MS

Por Mário Sérgio Santos
Uma comitiva técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) segue cumprindo agenda de visitas a propriedades referência em melhoramento genético de zebuínos no Mato Grosso do Sul. No início dessa semana, o grupo, formado pelo diretor Técnico da entidade, Gabriel Garcia Cid, o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, o gerente do ETR Campo Grande, Adriano Garcia, e o técnico de Campo, Horácio Alves Ferreira Neto, esteve na Genética Aditivia, em Campo Grande (MS).
“A Genetica Aditiva é parceira do PMGZ e promotora de leilões oficiais da ExpoZebu e Expogenética. Uma seleção, que segundo eles próprios, sempre priorizou a fixação de características produtivas em seu rebanho, e que agora buscam também melhorar as características raciais. Fomos muito bem recebidos, e pudemos conhecer de perto esse trabalho criterioso de seleção, com um rebanho de excelente habilidade maternal, com ótimo manejo de pastagens, e referência também em manejo de lotes por grupos contemporâneos para as avaliações e mensurações”, destaca Gabriel Garcia Cid, diretor Técnico da ABCZ, complementando que durante a visita também já foi confirmada a participação do grupo no PNAT 2021.
O gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, complementa destacando que atualmente a Genética Aditiva possui 2.880 vacas ativas no PMGZ, sendo uma referência no programa. “Foi muito proveitosa a nossa visita, porque a qualidade vem da quantidade. Ele tem um volume grande de animais avaliados no PMGZ, sendo uma concentração bem significativa de animais DECA 1, 2 e 3, dentro do índice ABCZ, principalmente em características relacionadas a precocidade e fertilidade. Outro ponto interessante é que dentro das 10 melhores vacas de índice ABCZ, na avaliação 2020/1, três são da Genética Aditiva. Tudo isso comprova que estamos falando de um trabalho muito consistente para fertilidade e características econômicas”, diz ele, revelando ainda que a Genética Aditiva também irá utilizar agora as características destacadas pelo PMGZ para funcionalidade, principalmente pelas avaliações visuais de EPMURAS realizadas pelos técnicos de campo da ABCZ.
O titular da Genética Aditiva, Eduardo Folley Coelho, que recebeu a comitiva da ABCZ, também destacou a importância da visita e da parceria nos programas e projetos de melhoramento genético desenvolvidos pela ABCZ. “Ficamos muito felizes de receber a visita do Gabriel Garcia Cid, Ricardo Abreu, Horácio Alves e Adriano Garcia. Foi uma importante troca de experiências e de receber explicações sobre ações do PMGZ. Visitamos duas fazendas da Genética Aditiva, e isso é importante para que conheçam nosso sistema de produção. Como resultado da visita, entre outros, vamos participar do próximo PNAT”, revela.
