Primeiro contrato do ?PMGZ Comercial? em Rondônia é assinado entre ABCZ e Pecuária Martendal
Por Mário Sérgio Santos
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Pecuária Martendal assinaram nesta sexta-feira (5) o contrato de execução do ‘PMGZ Comercial’ na propriedade. Trata-se do primeiro nesta modalidade a ser assinado no estado de Rondônia.
“Estamos falando de um importante marco, pois é a oficialização da chegada de mais uma das ferramentas da ABCZ em um estado extremamente estratégico, que é Rondônia. Sem dúvida nenhuma, começamos a escrever agora um novo capítulo na história da zebuinocultura da região”, comemora Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.
O pecuarista Alexandre Martendal, a frente da seleção, também comemora a nova parceria com a entidade, destacando que um dos motivos para participar do ‘PMGZ Comercial’ foi a credibilidade e os resultados já alcançados com a versão tradicional do programa, que é voltada ao gado PO. “O PMGZ já nos mostrou muita eficiência no trabalho realizado na propriedade, principalmente na característica de seleção de matrizes. E, devido a isso, resolvemos participar também da modalidade comercial. Até porque parte do nosso rebanho que se enquadra no programa é oriunda de compra. Considerando isso, e a importância da matriz, já que ela é a responsável por atingirmos bons resultados na pecuária de corte, no módulo de cria, ficamos muito felizes em participar, sendo pioneiros em Rondônia”, destaca.
Ele destaca ainda que, a princípio, serão 771 fêmeas da raça Nelore que serão avaliadas no PMGZ Comercial. O grupo, que já havia sido identificado e classificado pela equipe técnica da ABCZ, segue agora para cadastro no software Produz.
“A genética não tem fronteiras! O ‘PMGZ Comercial’ vem atender uma elevada demanda dos criadores, que é de conhecer as suas fêmeas. Através de relatórios e índices, o programa oferece as ferramentas necessárias para o criador realizar as avaliações zootécnicas de todo o seu rebanho", destaca Ricardo Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, que acompanhou todo processo para a implantação do programa na propriedade.
Sobre o programa. Lançado no dia 17 de julho de 2018, o ‘PMGZ Comercial’, como o próprio nome diz, tem como foco os rebanhos comerciais de zebuínos. É que diferentemente do PMGZ tradicional, voltado para gado registrado em seleções para o melhoramento genético, a nova versão visa atender os rebanhos produtores de carne e leite, oferecendo ferramentas que permitam o criador aumentar a produtividade e os lucros.
De forma prática, os criadores que aderem ao programa recebem todo o auxílio técnico necessário para a tomada de decisões na propriedade, como também um software, por meio do Produz, que possibilita a esse pecuarista o acesso a um conjunto ferramental completo.