Diretor Técnico e gerente da ABCZ visitam propriedade parceira em ações de melhoramento
Por Mário Sérgio Santos
O diretor Técnico da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, e o gerente de Fomento do Programa de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, estiveram nesta terça-feira (2), na Fazenda Aimoré, em Juti (MS). A propriedade faz parte do grupo Di Genio, que é referência na seleção de Nelore e também desponta como um importante parceiro nas ações e programas desenvolvidos pela entidade, como foco no melhoramento genético de zebuínos.
“Esta visita faz parte de várias que serão realizadas ao longo do ano, aos nossos parceiros do PMGZ, para troca de informações e experiências vividas pelos criadores no campo. A Nelore Di Genio realiza um trabalho muito importante de melhoramento genético, e investe muito nesse sentido. Sempre parceira da ABCZ, realiza um trabalho sério e criterioso na busca de indivíduos melhoradores dentro do rebanho, através das ferramentas do PMGZ, provas de ganho de peso e avaliação visual EPMURAS de suas safras, realizada por nosso técnico de campo João Eudes”, destaca Gabriel Garcia Cid.
O diretor Técnico da ABCZ ressalta ainda que entre as parcerias está a participação no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e no Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), com 4 touros do Nelore Di Genio classificados nos últimos 5 anos da prova. “Além disso, a seleção também é nossa parceira no desenvolvimento do recém-criado projeto ‘Zebu: Carne de Qualidade’, que vai comprovar tecnicamente a superioridade da genética PO das raças zebuínas para a produção de carne. Durante a nossa visita tivemos a oportunidade de estreitar ainda mais essas parcerias, além de apresentar um relatório atualizado do PMGZ, inclusive mostrando as fêmeas classificadas pela DECA”, complementa Ricardo Abreu, lembrando ainda que a seleção realiza uma Prova de Ganho em Peso oficial a 11 anos consecutivos.
Na visita, que teve como objetivo alinhar e fortalecer as parcerias, os representantes da ABCZ foram recebidos pelo gerente de Pecuária do grupo Nelore Di Gênio, Antônio Aurico. “A importância de visitas como essa é muito grande, principalmente no aspecto técnico, em relação ao PMGZ. Até porque esse programa, sem dúvida nenhuma, é o maior do país quando falamos em ferramentas e estruturas técnica e profissional. E por meio dessa visita abriu-se um canal para tirarmos algumas dúvidas e aprendermos mais com o programa e os relatórios que ele te oferece”, destaca Aurico.
Premiação. Vale lembrar que na edição passada da ExpoGenética, os investimentos do grupo em melhoramento genético foram reconhecidos e premiados. Como uma das novidades da feira, foi realizado o concurso ‘Conjunto Progênie de Pai Touros PNAT’, tendo a Nelore Di Gênio conquistado dobradinha com a premiação de ‘Conjunto Campeão’ e ‘Conjunto Reservado Campeão’. Além do touro PGP da Di Genio, que foi um dos classificados ao PNAT 2019.