Termo de Cooperação para implantação do Pró-Genética no Ceará é publicado no Diário Oficial
Mais um importante passo para uma difusão ainda maior do Pró-Genética no Ceará foi dado nas últimas semanas. Foi publicado no Diário Oficial do Estado, oficializando a implantação do programa no Estado, o Termo de Cooperação Técnica entre a ABCZ e entidades governamentais e de apoio ao desenvolvimento rural.
“Trata-se de mais uma importante conquista dentro da nossa busca pela democratização da pecuária melhoradora. Entendemos que quando mais Estados desenvolvem o programa e, consequentemente, mais criadores produzem carne e leite de qualidade, toda a cadeia ganha”, comemora Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.
A novidade também é comemorada por criadores da região, que acompanharam o processo para a oficialização do Pró-Genética no Ceará. “A publicação oficial do Pró-Genética pelo Governo do Estado do Ceará é, para nós pecuaristas, a realização de um sonho. A execução deste programa no nosso Estado eleva nossa pecuária para outro patamar, se constituindo em mais um canal de comercialização. Proporcionando disseminação do melhoramento genético, crescimento de produtividade e lucratividade da pecuária regional", destaca Candice Rangel, associada da ABCZ que acompanhou toda a movimentação para o desenvolvimento do termo de cooperação técnica juntamente com os conselheiros da entidade Antonio Almeida Arrais, Fábio Pinheiro Cardoso e João Salmito Filho, e o criador José Kleber Calou.
Importante destacar que após a publicação do documento, o próximo passo para a difusão do programa no Estado é o alinhamento das atividades com todos os parceiros e entidades envolvidos.
Termo. Vale lembrar que toda a negociação começou em 2019 com a visita do então presidente da ABCZ Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges e de Rivaldo Machado Borges Júnior, na época diretor do programa, em visita à EXPOCRATO.
O termo, que foi assinado em 6 de dezembro do ano passado, conta com a assinatura de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce-CE), Agência de Defesa Agropecuária do Estado Do Ceará (Adagri), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Ceará (Faec) e Associação dos Criadores do Estado do Ceará (ACC).
Além dos representantes dos órgãos envolvidos diretamente no Termo, a solenidade de assinatura reuniu ainda conselheiros, criadores e outras lideranças do setor na região. Já a oficialização da parceria foi divulgada na edição 104 (Ano XII) do Diário Oficial do Estado, publicada no último dia 22 de maio.