Fazendas Ribeirão conclui primeira Prova de Ganho em Peso do Ceará
Foram divulgados na última quinta-feira (21), em Brejo Santo (CE), os resultados da 1ª Prova de Ganho em Peso das Fazendas Ribeirão. Além da primeira edição com animais da propriedade, trata-se da primeira prova oficializada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) no Ceará. O teste, que avaliou 12 animais da raça Nelore, foi realizado ao longo de 168 dias, sendo 56 de adaptação e 112 de prova efetiva.
“A prova foi realizada na modalidade de confinamento, sendo que a pesagem final foi realizada no último dia 21. A prova conseguiu comprovar o potencial desses animais. Potencial, inclusive, que temos percebido aumentar nos últimos meses, já que esse criatório é um dos pioneiros com a raça no estado, e está completando um ano de participação no PMGZ agora, em maio”, destaca Rodrigo Coutinho Madruga, técnico da ABCZ que acompanhou as pesagens da prova.
A criadora que promoveu a prova, Candice Rangel, também destaca a importância da avaliação para o desenvolvimento do rebanho. “Ao longo dos 59 anos das Fazendas Ribeirão, meu pai Cleidson Rangel, sempre buscou a melhoria genética do nosso rebanho. Quando assumimos o gerenciamento da fazenda, fomos buscar os vários instrumentos e programas que a ABCZ oferece e encontramos, entre eles, as Provas de Ganho em Peso. Desenvolver essa prova aqui na fazenda, e pela primeira vez no Estado do Ceará, não só engrandece nosso trabalho, como também nos desperta para uma seleção genética ainda mais apurada, acompanhando a exigência do mercado”, diz ela, reforçando que o acompanhamento do técnico da ABCZ foi fundamental para o sucesso da prova.
A prova. A 1ª Prova de Ganho em Peso da Fazenda Ribeirão teve início em dezembro do ano passado, com a pesagem de entrada que antecedeu o período de adaptação, que foi de 56 dias. Ao fim desse processo ocorreu a pesagem que marcou o início efetivo da prova, que teve duração de 112 dias, somando três pesagens intermediárias. E, ao fim da avaliação, ocorreu a pesagem final, sendo que o índice classificatório dos animais considerou, entre outras características, o ganho de peso no período da prova, perímetro escrotal e EPMURAS.
O grupo, formado por animais de com idade média de 14 meses, registrou média de 142 quilos de ganho peso. O animal com o melhor resultado foi Jataí POI do Rib., que alcançou 152 quilos de ganho de peso durante a prova. Vale destaca ainda que a prova teve o acompanhamento nutricional do zootecnista Samuel Costa Tomaz de Souza, da Nutron, que fez toda a dieta da prova.