Genômica 2 por 1: descubra também essa novidade!
ABCZ lança nova etapa do projeto Genômica, em parceria com a Neogen, oferecendo duas novas oportunidades no processo de genotipagem.
A promessa era de um projeto ainda maior e ela está se cumprindo. A era Genômica da ABCZ entrou em uma nova etapa, oferecendo ainda mais possibilidades aos criadores. Anunciadas em fevereiro, duas novas oportunidades de genotipagem de animais oferecem vantagens aos pecuaristas, que queiram realizar processo por meio do projeto da entidade.
“Trata-se do ‘Projeto 2 por 1’ e o ‘Ganho Total’. De forma geral, as duas novidades oferecem grandes vantagens aos criadores, como, por exemplo, subsídios para a genotipagem. A ABCZ acredita muito nas vantagens da Genômica, e não tem medido esforços para leva-las a todos os seus associados”, destaca Gabriel Garcia Cid, diretor Técnico da ABCZ.
Ele revela ainda que no caso do ‘Projeto 2 por 1’, o grande diferencial oferecido aos criadores é que a cada dois animais genotipados pelo pecuarista, a ABCZ pagará os custos da genotipagem de uma fêmea do mesmo criatório, limitado a 5% do plantel ativo de vacas do criador no PMGZ. “Obviamente que temos mais algumas regras para o projeto, mas de modo geral é isso que vai acontecer: a cada dois animais, o terceiro fica por nossa conta. Dessa forma, vamos contribuir com os criadores, aumentar nosso banco de dados e, consequentemente, promover um melhoramento genético ainda maior na pecuária zebuína brasileira”, revela.
Com esse mesmo propósito, o projeto ‘Ganho Total’ é direcionado àqueles criadores que queiram formar ou aumentar o banco de dados genômico individual. “Esses criadores poderão contar com os benefícios estendidos sem limites para todo o seu plantel, mas, também, é preciso ficar atento às regras, que incluem datas de envio das amostras”, destaca Luiz Antônio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.
Josahkian explica ainda que as duas novidades estão sendo desenvolvidas em parceria com a Neogen, uma das maiores referências mundiais em tecnologias de genômica animal, sendo que todos os animais que participarão do projeto serão genotipados com o chip GGP Indicus 50k da empresa. “Importante destacar ainda que, em função da parceria, os dados genômicos serão exclusivos para o PMGZ e as amostras somente serão recebidas pela Neogen se encaminhadas através da nossa entidade”, ressalta.
Como participar?
Entendendo as vantagens das duas novas possibilidades, fique por dentro de mais algumas regras:
Projeto 2 por 1
- O projeto se aplica somente aos criadores participantes do PMGZ completo (PMGZ 2);
- A cada dois animais que o criador genotipar (escolhidos por ele próprio) a ABCZ pagará os custos da genotipagem de uma fêmea do mesmo criatório (indicadas pela ABCZ);
- O projeto se limita a 5% do número de matrizes ativas do criador inscritas no PMGZ completo. Ou seja, se na lista de fêmeas indicadas pela ABCZ constarem 10 animais, o criador poderá fazer até 30 genotipagens, sendo 10 gratuitas da lista de fêmeas e 20 à seu critério com investimento próprio.
Projeto Ganho Total
- A data limite de envio de amostras é até o dia 25 de setembro de 2020, com bônus de até 15%, dependendo da data de envio, sendo:
- Para as amostras recebidas até 20/04/2020, o criador terá um desconto de 15%.
- Para as amostras recebidas após 20/04/2020 e até 25/09/2020, o criador terá um desconto de 10%.
Entenda melhor: Se forem enviadas, por exemplo, 20 amostras, serão faturadas 17 ao valor de R$85,00 cada uma e as outras três amostras serão sem custos.
O processo de envio das amostras é simples:
- O criador colhe o material biológico individualmente (pelos da vassoura da cauda) da mesma forma como faz para os testes de parentesco;
- Coloca o material biológico em um envelope de papel e indica com clareza a identificação do animal (série única + RGN) e o nome do proprietário;
- Ainda no envelope identifica ‘Projeto 2 por 1’ ou ‘Projeto Ganho Total’, conforme o caso;
-Lacra o envelope e envia para a ABCZ aos cuidados de Henrique Torres Ventura.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelos emails: henrique@abcz.org.br ou abczsut@abcz.org.br .