Português
06 DE DEZEMBRO DE 2019. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Termo de Cooperação Técnica é assinado para implantação do Pró-Genética no Ceará

Termo de Cooperação Técnica é assinado para implantação do Pró-Genética no Ceará

Por Mário Sérgio Santos

 

Representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e de entidades governamentais e de apoio ao desenvolvimento rural no Ceará, se reuniram na manhã desta sexta-feira (06) para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Pró-Genética no Estado. A cerimonia aconteceu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, em Crato (CE).

“Estamos falando de mais um momento histórico e extremamente importante para nossa gestão. Ampliar o Pró-Genética, democratizando ainda mais a pecuária melhoradora, era um de nossos compromissos com os associados. Tudo isso é motivo de bastante comemoração, pois estamos cumprindo nossa missão”, celebra Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.

O diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, responsável pelo Pró-Genética, também comemora a novidade, destacando o grande impacto que ela irá promover na pecuária da região. “Sabemos a importância que o Pró-Genética tem e, especificamente no nordeste do país, onde a pecuária zebuína já é muito presente e, claro, bastante promissora, facilitarmos o acesso dos pequenos e médios produtores rurais a esses animais de genética melhoradora vai contribuir, de modo geral, com a produção de todo o país. A expectativa daqueles criadores é grande, assim como é a nossa”, diz ele.

Rivaldo Júnior revela ainda que além da ABCZ, o Termo de Cooperação Técnica conta com a assinatura de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce-CE), Agência de Defesa Agropecuária do Estado Do Ceará (Adagri), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Ceará (Faec) e Associação dos Criadores do Estado do Ceará (Acc).

“Além de contribuir com ainda mais valorização dos animais melhoradores de criadores dessa região, o Pró-Genética oferece essa grande possibilidade dos pequenos e médios produtores rurais melhorarem seu rebanho com um valor genético maior. Tudo isso, com ainda mais facilidade de acesso a credito financeiro para a aquisição dos touros”, complementa Fábio Pinheiro, conselheiro da ABCZ no Ceará, que representou a entidade na solenidade.

Pecuaristas associados da ABCZ também acompanharam a cerimônia, entre elas Candice Rangel, que foi uma das principais articuladoras para a implantação do Pró-Genética no Ceará. “Essa parceria envolvendo ABCZ, Estado e entidades possibilitará um grande ganho de produtividade, genética e lucratividade para toda pecuária do Estado. Possibilitando o acesso dos pequenos e médios produtores a tourinhos comprovados pela ABCZ”, diz ela.

A movimentação em torno da implantação do programa no Estado também foi acompanhada pelo pecuarista José Kleber Calou Filho, que destaca a importância da novidade. “O Pró-Genética vem coroar um trabalho que a ABCZ tem feito em todo o Brasil, e agora vai contemplar também o Ceará e imediações. Estado, inclusive, que já tem recebido várias ações com todos os criadores e, agora, abrangendo também os pequenos e médios produtores. Especificamente para o nosso trabalho de seleção na Agropecuária Pedro Felício, que já dura 75 anos, sem dúvida nenhuma é uma novidade muito importante”, diz.



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar