Juiz Federal participa de capacitação de Compliance da equipe ABCZ
O Juiz Federal, titular da 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Uberaba, Doutor Élcio Arruda, proferiu palestra para mais de 170 colaboradores da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O evento, realizado na última terça-feira (03) no Salão Newton Camargo Araújo, faz parte da capacitação contínua do ‘ABCZ + Integridade’, programa de Compliance instituído no ano passado.
Durante a conferência foram abordados temas como suborno, corrupção, lavagem de dinheiro, ética, ilegalidade e conflito de interesse. No final da palestra, o magistrado elogiou o ‘ABCZ + Integridade’. “A ABCZ caminha a passos largos na condução do Compliance. Li o código do programa e vi que ele está afinado com as diretrizes da lei anticorrupção. O Compliance busca solidificar ainda mais a imagem da Associação e a questão da transparência e da honestidade”, afirmou.
O Procurador Jurídico Geral e Chefe de Compliance da ABCZ, Dr. Claudio Julio Fontoura, idealizador do evento, ressaltou a importância da participação do Juiz Federal no processo. “O Dr. Élcio Arruda é reconhecido por toda a comunidade jurídica como estudioso, professor e magistrado, dono de extraordinária cultura e saber jurídico e autor de livros”, destacou.
A capacitação foi gravada e servirá de treinamento para os Escritórios Técnicos Regionais da ABCZ. Esta é a segunda edição do treinamento com magistrados. Em fevereiro deste ano, o Juiz de Direito aposentado e autor de várias obras na área do Direito, Dr. Jurandir Sebastião abriu a agenda de treinamentos.
Compliance. Lançado em março de 2018, o ‘ABCZ + Integridade’ reúne um conjunto de normas e procedimentos que tem por objetivo identificar e reprimir comportamentos de improbidade, mapeando zonas de risco, visando a atuação ética entre os colaboradores, diretores e prestadores de serviço. Entre as ferramentas instituídas dentro do programa estão um Comitê presidido por Cláudio Fontoura, e composto pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, pelo diretor Administrativo, Rivaldo Machado Borges Jr., pelo diretor Jurídico, Marcos Antônio Gracia, e pelo superintendente geral da entidade, Jairo Furtado.