?1º Encontro de Capacitação de Professores? do Museu do Zebu reúne cerca de 500 pessoas
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), por meio do Museu do Zebu, realizou na noite desta terça-feira (26) o ‘1º Encontro de Capacitação de Professores’, dentro do projeto ‘O Zebu vai à escola’. A atividade foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, e reuniu cerca de 500 pessoas no Tatersal Rubico Carvalho, sendo a maioria de educadores.
“A adesão foi muito boa, e trata-se do primeiro passo para a deflagrarmos um processo de treinamento e motivação dos educadores, para colocarmos o Zebu no lugar que ele tem que ficar. Ou seja, em uma posição gloriosa por sua participação na economia brasileira”, destaca Jairo Machado Borges Furtado, presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu.
O evento marcou o início das atividades práticas que compõem o cronograma de capacitação dos educadores da rede pública de ensino, para que a zebuinocultura seja incluída nas escolas de Uberaba. Por meio de intervenções teatrais e uma mesa redonda, com historiadores e especialistas no assunto, detalhes da relação da região com o gado Zebu foram apresentados.
“A partir desse encontro de hoje, daremos prosseguimento a capacitação desses educadores no ano que vem, com atividades distintas para a rede municipal e a rede estadual de ensino. No caso do município, um curso presencial, com carga horária de 60h, será desenvolvido na Casa do Educador, com módulos especiais. Já com os profissionais das escolas estaduais, desenvolveremos atividades em uma plataforma EAD, sendo que em comum entre as duas redes está uma rotina de visitações ao Museu do Zebu”, explica Thiago Riccioppo, gerente do Museu do Zebu.
A superintendente regional de Ensino, Maria Stela Alves Timóteo, complementa explicando que inicialmente os profissionais de 13 escolas de Uberaba participarão da formação. “Esse é um projeto que vem ampliar o conhecimento, uma vez que nossas escolas poderão trabalhar de forma a permear todo o currículo com um tema que é bastante importante”, destaca ela.
A secretária Municipal de Educação, Silvana Elias, que também participou do encontro, destaca a importância da parceria, ressaltando que ela vai ao encontro das orientações do Ministério da Educação. “Diante da Base Nacional Curricular Comum é muito importante você tratar das questões regionais, em função de trazer um conhecimento mais amplo para a comunidade. Então, o que nós estamos tratando aqui, tem a ver com o Zebu, do ponto de vista político, econômico e social. E levar tudo isso para dentro da escola é uma riqueza”, salienta.
A relevância do evento também foi destaca por educadores que participaram da atividade. “A importância de um encontro como esse é muito grande, pois nem sempre nós observamos o quanto nossa história fica esquecida. Nós estudamos histórias de outros locais, mas, às vezes, desconhecemos nossa própria história. Nesse sentido, essa parceria tem propiciado a nós, educadores, mais conhecimento sobre a nossa realidade”, ressalta Patrícia Prata, professora.
Parceria. O encontro realizado nesta terça-feira (26) faz parte do cronograma de atividades de parcerias firmadas em agosto, para que a história do gado Zebu na região fosse incluída no currículo das escolas públicas de Uberaba. Na ocasião, um Termo de Parceria entre o Museu e a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba foi assinado. Na mesma solenidade, um protocolo de intenções foi firmado com o Governo de Minas.
Assista abaixo ao Minuto ABCZ: