Português
26 DE NOVEMBRO DE 2019. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Senar apresenta projeto de revitalização de pastagens degradadas para a ABCZ e entidades parceiras

Senar apresenta projeto de revitalização de pastagens degradadas para a ABCZ e entidades parceiras

Na manhã de ontem (25) o gerente regional do Sistema FAEMG / SENAR MINAS em Uberaba, Caio Sérgio Santos e Oliveira visitou a sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O executivo foi recebido pelo Superintendente Geral da entidade, Jairo Machado Borges Furtado, pelo gerente comercial, João Gilberto Bento, pelo gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga e por representantes da equipe técnica da Associação. A reunião também contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura – SAGRI, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater, Instituto Agronelli e produtores.

O encontro teve como objetivo apresentar o FIP Paisagens Rurais projeto de revitalização de pastagens degradadas, executado pelo Senar Minas, idealizado pelo Banco Mundial e coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério da Agricultura. A Agência de Cooperação Técnica Alemã - GIZ, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Embrapa são parceiros do projeto.

A iniciativa tem como meta levar assistência técnica e gerencial a quatro mil produtores rurais com foco na recuperação ambiental e produtiva do Bioma Cerrado. A ideia é promover a recuperação e conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) e a recuperação de pastagens degradadas a partir do manejo sustentável e da adoção de práticas de agricultura de baixa emissão de carbono. “O Projeto FIP Paisagens Rurais tem por objetivo auxiliar o produtor em questões como produção, gestão e tecnologias de recuperação de pastagens e do meio ambiente como um todo em sua propriedade, além de oferecer capacitação profissional e programas de sucessão familiar”, explica Caio Sérgio Santos e Oliveira.

Jairo Machado Borges Furtado, Superintendente Geral da ABCZ, ressalta que o projeto vai ao encontro dos princípios e compromissos da ABCZ. “O FIP Paisagens Rurais coincide com as preocupações da ABCZ com a viabilidade da unidade produtiva da fazenda então qualquer iniciativa neste sentido a Associação está apoiando, principalmente uma iniciativa vinda do Senar, que é um parceiro histórico da ABCZ, que tem um projeto semelhante que é o ‘Integra Zebu’. Estamos buscando uma harmonia, um ponto em comum para ser um apoiando o outro, certamente esta é uma iniciativa que vai gerar bons frutos”, diz.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar