ABCZ mantém certificações ISO 9001 e ISO 14001 pelo nono ano consecutivo
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), maior entidade da pecuária zebuína no mundo, pelo nono ano consecutivo manteve as certificações das Normas ISO 9001 e ISO 14001, sendo que a primeira delas é específica para sistemas de qualidade, e, a segunda, internacionalmente reconhecida e desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental. A renovação das certificações foi alcançada após auditoria externa realizada pela certificadora internacional ABS Quality Evaluations, entre os dias 11 e 14 de novembro.
“A ABCZ é internacionalmente reconhecida por ser uma empresa comprometida com a sustentabilidade ambiental e a melhoria contínua de seus processos, através de um Sistema de Gestão Integrada, e as certificações ISO mostra que estamos no caminho certo. Entendemos que o aprimoramento da gestão dos serviços e a preocupação com a sustentabilidade devem ser um grande foco da pecuária brasileira, e a ABCZ está se mobilizando para fazer da pecuária uma atividade cada vez mais moderna, competitiva e sustentável”, diz Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.
O supervisor Ambiental do Sistema de Gestão Ambiental da ABCZ, Leonardo Ferreira, complementa explicando que esta é mais uma importante conquista para a pecuária nacional. “Com orgulho, recebemos a renovação dessas certificações que atestam a qualidade de nossos esforços em desenvolver e manter ações ligadas à produção sustentável e à gestão da qualidade em nossos processos institucionais, levando, assim, a boa mensagem ao mercado de que a pecuária brasileira está preocupada e agindo positivamente nessas questões”, enfatiza ele.
Ferreira explica ainda que por meio da auditoria realizada a continuação da certificação das normas da ISO se torna válida por mais três anos, sendo que a entidade continua passando por auditorias externas anuais para a obtenção das melhorias contínuas implantadas no Sistema de Gestão Integrada. “Importante destacar ainda o grande envolvimento do presidente Arnaldo Manuel e de toda a diretoria da ABCZ, e do Superintendente Geral, Jairo Machado Borges Furtado, além, é claro, de todos os funcionários da ABCZ que, com bastante comprometimento, tiveram importância significativa neste processo de busca pela manutenção das normas da ISO 9001 e ISO 14001”, finaliza Ferreira.